segunda-feira, 26 de outubro de 2009

WRAP DE MAÇÃ CARAMELIZADA

Os Wraps são um género de tortilhas de farinha de trigo, óptimos para rechear e que poderão resolver problemas de última hora, quer como entrada ou até mesmo para o pequeno-almoço, na falta de pão ou como seu substituto. São geralmente vendidos em embalagens de 6 unidades e poderemos facilmente encontrá-los em qualquer hipermercado, na secção de mercearias secas. Como vêm em embalagens com alguns meses de duração, são óptimos para termos nas nossas despensas e nos ajudarem nas mais diversas situações.

Apresentei esta receita na "Praça da Alegria" no dia 24 de Setembro. Trata-se de uma entrada que combina os sabores frescos e ligeiramente picantes da rúcula com o doce da maçã, o crocante das sementes de sésamo e o exótico do açafrão.


Ingredientes:
Wrap de farinha de trigo - 1
Queijo para barrar (tipo Philadelphia) - 2 colheres de sopa
Rúcula - 1 mão cheia
Maçã - 1
Mel - 2 colheres de sopa
Vinho do Porto - 1 dl
Vinho branco - 4 colheres de sopa
Açafrão - q.b.
Sementes de Sésamo - q.b.

Descascar e retirar os caroços à maçã. Cortar em cubinhos pequenos. Levar uma frigideira ao lume até aquecer e colocar os cubinhos de maçã, o mel e polvilhar com um pouco de açafrão. Ir refrescando com o vinho do porto e com o vinho branco de acordo com a necessidade e retirar do lume mal a maçã se encontre cozida e caramelizada.

Barrar um dos lados do wrap com o queijo philadelphia e espalhar por cima a rúcula e algumas sementes de sésamo (opcional). Por fim espalhar a maçã caramelizada. Dobrar o wrap a meio e novamente em triângulo. Empratar decorando com sementes de sésamo.

Bom apetite e bons cozinhados... com os amigos!
Cristina.