sexta-feira, 30 de outubro de 2009

LOMBINHOS DE SALMÃO COM SEMENTES DE SÉSAMO


Esta é uma das fomas que a minha filha mais gosta de comer salmão. Como o peixe é passado nas sementes de sésamo, torna-se crocante e parecem-lhe panadinhos. Tem a vantagem de ser feito no forno, o que o torna bem mais saudável! Pode ser acompanhado com batatinhas cozidas, uma salada de verduras e maçã ou o que a inspiração do momento e o frigorífico ditar.

Para os comprarmos podemos pedir na peixaria que nos preparem os lombinhos de salmão já sem pele e sem espinhas. Disseram-me recentemente que também se vendem os lombinhos s/ pele e espinhas congelados.

No dia 22 de Outubro, apresentei-os na RTP com um "Mil-Folhas de Legumes" e com umas "Batatinhas Salteadas com Alecrim" que são os acompanhamentos que sugiro aqui.

Ingredientes:
Lombinhos de Salmão (s/pele e espinhas) - 2 lombinhos
Sal grosso - q.b.
Pimenta - q.b.
Sumo de Limão - q.b.
Sementes de Sésamo - q.b.
Azeite - 1 fio (opcional, para regar o peixe depois de panado e antes de ir ao forno)

Temperar os lombinhos com sal, pimenta e o sumo de limão. Deixar por 30 minutos na marinada. Passar pelas sementes de sésamo e levar ao forno.

Trata-se de um prato muito rápido e simples de fazer.

Em relação ao tempo da marinada tenho que confessar que geralmente tempero o peixe e vai logo para o forno - o tempo para fazer o jantar a maior parte das vezes é muito curto... Mas fica bom na mesma!