sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

CHOCOLATE QUENTE MUITO FÁCIL PARA FAZER DE MADRUGADA

O nome desta receita não está completo. Deveria dizer :" CHOCOLATE QUENTE MUITO FÁCIL PARA FAZER DE MADRUGADA QUANDO ESTAMOS MORTAS POR CAIR NA CAMA MAS NÃO NOS DEIXAM"!
A festa de anos da minha filha teve também uma parte nocturna - uma "FESTA DO PIJAMA",  para as meninas. Claro que festa destas que se preze tem que ter sempre chocolate quente. Elas gostaram e repetiram. Eu caí na cama a seguir!

Ingredientes:
Chocolate em pó - 12 colheres de sopa
Leite - 1 Litro
Farinha Maizena - 1 colher de sobremesa
Açúcar - a gosto (dependendo se o chocolate em pó já é adoçado ou não)
Pimenta preta - q.b.
Canela em pó - q.b.
Baunilha - 1 vagem (se gostar)
Para decorar: chantilly em spray ou natas batidas (se estiver com paciência), chocolate granulado, canela em pau, canela em pó, chocolate em pó, leite condensado cozido e bem mexido, rolinhos de bolacha, pintarolas, pepitas de chocolate, marshmallows, etc...

Mistura-se a farinha maizena com um pouco de leite frio, desfaz-se muito bem e reserva-se.
Mistura-se o chocolate em pó, o açúcar e a canela em pó com o restante leite frio e a vagem de baunilha (opcional). Leva-se ao lume até ferver e junta-se uma pitadinha de pimenta preta. Mistura-se a maizena desfeita, mexendo sempre,  até a farinha cozer e engrossar. Retira-se imediatamente do lume e deixa-se arrefecer um pouco - está a ferver!
Serve-se em copos de vidro grosso coberto com uma camada de chantilly e decorado a gosto. Pode-se também juntar ao chocolate quente, depois de sair do lume, um pouco de leite condensado cozido e bem mexido..

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos...dos filhos!

             O Bolo executado pelos nossos amigos do Doce Alto

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PÃEZINHOS COM SALSICHA PARA FESTAS

Neste fim-de-semana a minha filha fez anos! Mas a festa de aniversário de uma adolescente já não é bem igual a uma festa de crianças. Não só porque o gosto destes convidados já é diferente, como também porque comem em muito maior quantidade!!! Os tabuleiros de pãezinhos com salsichas não paravam de sair do forno...
O próprio esquema da festa teve que ser diferente. Primeiro, tiveram "discoteca" na garagem e só mais tarde subiram para o lanche (graças a Deus, senão teria ficado louca!). Para a discoteca na garagem o investimento foi baixissimo - bastaram umas serpentinas, que tinham sobrado do Carnaval,  penduradas no tecto e vários balões. Mas, diga-se que o verdadeiro rei da festa, aquele que realmente conseguiu transformar um espaço banal numa verdadeira discoteca foram as luzes, emprestadas por um amigo DJ. Isso sim, foi realmente um sucesso! Pelos vistos, no colégio, até já lhe colocaram a hipótese de repetirem isto todos os fins-de-semana!!! Meu Deus! Eu é que não vou nisso!!!!

                                                 O final da festa.

Lembro-me que estes pãezinhos que fiz para a festa de anos, se faziam sempre lá em casa nas festas, quando eu era miúda e já na altura eram um sucesso. Têm a vantagem de dar pouco trabalho e podem-se ir fazendo conforme vão saindo.

Ingredientes:
Farinha - 400 grs.
Ovos - 2
Leite - 1 dl.
Margarina - 120 grs.
Fermento em pó - 2 colheres de sopa
Sal fino - q.b.
Salsichas tipo cocktail - 3 latas
Gema de ovo (para pincelar os pãezinhos) - 2 gemas

Deita-se a farinha na bancada de cozinha, faz-se-lhe um buraco ao centro e deita-se lá dentro a margarina cortada em bocados, os ovos, o fermento e o sal fino. Amassa-se tudo juntando o leite, a pouco e pouco. Depois de amassar tudo muito bem, faz-se uma bola, polvilha-se com farinha e deixa-se repousar cerca de 30 minutos.
Retiram-se porções de massa e estendem-se com o rolo. Cortam-se rodelas de massa com um corta bolachas ou com um copo, coloca-se uma salsicha de cocktail sobre cada rodela e enrolam-se. Pincelam-se com gema de ovo batida e levam-se ao forno bem quente em tabuleiro untado de manteiga. Retiram-se do forno mal estejam lourinhos e servem-se quentinhos.

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos...dos filhos!
Cristina.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

ROLINHOS DE FRANGO COM MAÇÃ E NOZES



Apresentei esta receita ontem, na Praça da Alegria. É leve, fácil de fazer e bastante agradável. Sendo possível, deixar os peitos de frango na marinada mais tempo - por vezes deixo-os do almoço para o jantar - ficam ainda melhores.

Ingredientes: (para 2 pessoas)
Peitos de frango - 2
Maçã cortada em cubinhos pequenos - 1/2
Nozes partidas em pedacinhos - 50 grs.
Alho picado - 2 dentes
Azeite - 1 fio
Sal - q.b.
Pimenta moída - q.b.
Alecrim seco - q.b.
Vinho branco - q.b.

Descasca-se a maçã e corta-se em cubinhos pequenos. Cortam-se as nozes em pedacinhos.
Misturam-se os cubinhos de maçã com as nozes cortadas e reserva-se.
Abrem-se ao meio os peitos de frango e recheiam-se com a mistura de maçã e nozes. Amarram-se com fio de cozinha e colocam-se num tabuleiro próprio para ir ao forno. No tabuleiro temperam-se com o sal, a pimenta, o alho picado, o vinho branco, o alecrim e rega-se com um fio de azeite. Deixam-se a tomar gosto nesta marinada por cerca de uma hora.
Levam-se ao forno a 200ºC por cerca de 45 minutos, subindo a temperatura do forno nos últimos 15 minutos, para que fiquem mais douradinhos. Vão-se regando com vinho branco enquanto estiverem no forno, nunca os deixando secar.
Depois de assados retira-e o fio e cortam-se em fatias. Servem-se regados com o molho em que assaram.
Podem servir-se acompanhados de arroz selvagem, legumes assados ou de uma salada.

Bom apetite e bons cozinhados... com os amigos!
Cristina.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

DELÍCIA MATINAL DE IOGURTE

Para completar o pequeno-almoço sugerido ou como lanche leve durante o dia. Neste caso usei iogurte grego, mas poderá ser feito com qualquer iogurte natural, de aromas ou de pedaços. Resulta melhor visualmente se for feito em copo de vidro, pois as camadas de iogurte e frutas resultam muito bem à transparência.

Ingredientes: (para 2 pessoas)
Iogurte grego natural - 2
Morangos, framboesas, amoras, groselhas, manga - a gosto
Amêndoas laminadas, sultanas, sementes de sésamo, sementes de abóbora, sementes de girassol - q.b.

Lavar as frutas e descascar e cortar em cubinhos a manga e os morangos. Colocar num copo de vidro camadas alternadas de iogurte e de frutas. Guarnecer com as amêndoas laminadas, as sultanas e as sementes. Servir fresco.

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!
Cristina.

OVOS EM COCOTTE C/ COGUMELOS E BACON

Ainda sob o tema do pequeno-almoço, mais uma sugestão que pode ser adaptada ao gosto de cada um, substituindo os ingredientes propostos - bacon e cogumelos - por outros para os quais apresento também  algumas variações.


Ingredientes: (para 2 pessoas)
Ovos - 2
Bacon em cubos - 100 grs.
Cogumelos laminados - 1 lata pequena
Natas - 100 ml.
Manteiga - q.b.
Queijo parmesão - q.b.
Sal - q.b.
Pimenta - q.b.

Saltear o bacon numa frigideira sem qualquer gordura e reservar. Saltear os cogumelos num pouco de manteiga, temperar de sal (mto. pouco, porque o bacon é salgado) e pimenta e reservar.
Aquecer as natas num tachinho. No fundo dos ramequins colocar 1 colher de sopa de natas, um pouco de bacon, os cogumelos e por fim um pouco mais de natas. Abrir um ovo por cima e cobrir com algumas lascas de queijo parmesão. Terminar com uma nozinha de manteiga e levar ao forno num tabuleiro em banho-maria até a clara estar cozida e a gema mal passada. Servir quente.
Podemos fazer também algumas variações substituindo por exemplo os cogumelos e o bacon por espinafres cozidos e depois salteados num pouco de manteiga e queijo mozzarella em cubinhos. Uma versão mais simples consiste em substituir p.ex. por fiambre e queijo em cubinhos ou então colocar apenas as natas aquecidas e o ovo.
Servir com triângulos de pão torrado.

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!
Cristina.

PANQUECAS



Fiz estas panquecas na Praça da Alegria, na 3ª feira, dia 9,  como sugestão para um pequeno-almoço romântico para o dia dos namorados. São também bastante populares cá em casa,  em tardes de amigas da minha filha.

Ingredientes:
Farinha - 1 chávena e meia
Açúcar - 4 colheres de sopa
Fermento em pó - 3 colheres de sopa rasas
Leite - 1 + 1/4 de chávena
Ovos - 1
Manteiga - 3 colheres de sopa (derretida)
Óleo - q.b. (para untar)

Para guarnecer : morangos, frutos dos bosque, calda de chocolate, natas batidas, compotas, mel, açúcar, canela, xarope de ácer (maple syrup), etc...

Numa taça misturar em primiro lugar os secos - a farinha, o açúcar e o fermento em pó.
Noutra taça misturar o leite, o ovo e a manteiga derretida e bater com as varas de arame. Juntar a este batido a mistura seca e misturar tudo sem bater em demasia. Deixar a massa descansar por cerca de 20 minutos.
Colocar uma frigideira ao lume e deixar aquecer bem. Reduzir o lume e untar com papel de cozinha molhado em óleo - para não engordurar demais. Deitar pequenas porções de massa e virar do outro lado, mal estejam louras. Repetir a operação as vezes necessárias até esgotar toda a massa.
Servir quentes ou frias com natas batidas, morangos, frutos do bosque, compotas, calda de chocolate ou de frutos, xarope de ácer ou aquilo que mais goste.

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!
Cristina.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

STROGONOFF DE FRANGO



Receita fácil, barata e super rápida. Ideal para aqueles dias em que o tempo é mesmo curtinho. Por vezes faço-a com natas light (para não me sentir tão culpada).
Utilizo exactamente a mesma receita para fazer Strogonoff de camarão - é só substituir o frango por camarão.
Apresentei-a na 5ª feira passada, na Praça da Alegria.

Ingredientes: (para 4 pessoas)
Peitos de Frango - 600 grs. (cortados em tirinhas)
Cogumelos laminados - 1 lata (das grandes)
Natas - 2 pacotes de 200 ml.
Ketchup - 2 colheres de sopa
Mostarda - 2 colheres de sopa
Caldo de galinha - 1 cubo
Margarina - 50 grs.
Cebola picada - 1 cebola pequena
Alho picado - 1 dente

Num tacho junta-se a cebola picada com a margarina e leva-se ao lume. Entretanto junta-se o alho picado, deixa-se cozinhar um pouco, o cubo de caldo de galinha, o ketchup e a mostarda. Mistura-se o frango em tirinhas até o deixar cozinhar. Adicionam-se os cogumelos laminados e por fim as natas. Deixa-se ferver e retira-se do lume. Serve-se com arroz branco e pode polvilhar-se com salsa picada e amêndoa laminada (para quem gostar).

Bom apetite e bons cozinhados... com os amigos!
Cristina.