segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

OVOS EM COCOTTE C/ COGUMELOS E BACON

Ainda sob o tema do pequeno-almoço, mais uma sugestão que pode ser adaptada ao gosto de cada um, substituindo os ingredientes propostos - bacon e cogumelos - por outros para os quais apresento também  algumas variações.


Ingredientes: (para 2 pessoas)
Ovos - 2
Bacon em cubos - 100 grs.
Cogumelos laminados - 1 lata pequena
Natas - 100 ml.
Manteiga - q.b.
Queijo parmesão - q.b.
Sal - q.b.
Pimenta - q.b.

Saltear o bacon numa frigideira sem qualquer gordura e reservar. Saltear os cogumelos num pouco de manteiga, temperar de sal (mto. pouco, porque o bacon é salgado) e pimenta e reservar.
Aquecer as natas num tachinho. No fundo dos ramequins colocar 1 colher de sopa de natas, um pouco de bacon, os cogumelos e por fim um pouco mais de natas. Abrir um ovo por cima e cobrir com algumas lascas de queijo parmesão. Terminar com uma nozinha de manteiga e levar ao forno num tabuleiro em banho-maria até a clara estar cozida e a gema mal passada. Servir quente.
Podemos fazer também algumas variações substituindo por exemplo os cogumelos e o bacon por espinafres cozidos e depois salteados num pouco de manteiga e queijo mozzarella em cubinhos. Uma versão mais simples consiste em substituir p.ex. por fiambre e queijo em cubinhos ou então colocar apenas as natas aquecidas e o ovo.
Servir com triângulos de pão torrado.

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!
Cristina.