segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

PANQUECAS



Fiz estas panquecas na Praça da Alegria, na 3ª feira, dia 9,  como sugestão para um pequeno-almoço romântico para o dia dos namorados. São também bastante populares cá em casa,  em tardes de amigas da minha filha.

Ingredientes:
Farinha - 1 chávena e meia
Açúcar - 4 colheres de sopa
Fermento em pó - 3 colheres de sopa rasas
Leite - 1 + 1/4 de chávena
Ovos - 1
Manteiga - 3 colheres de sopa (derretida)
Óleo - q.b. (para untar)

Para guarnecer : morangos, frutos dos bosque, calda de chocolate, natas batidas, compotas, mel, açúcar, canela, xarope de ácer (maple syrup), etc...

Numa taça misturar em primiro lugar os secos - a farinha, o açúcar e o fermento em pó.
Noutra taça misturar o leite, o ovo e a manteiga derretida e bater com as varas de arame. Juntar a este batido a mistura seca e misturar tudo sem bater em demasia. Deixar a massa descansar por cerca de 20 minutos.
Colocar uma frigideira ao lume e deixar aquecer bem. Reduzir o lume e untar com papel de cozinha molhado em óleo - para não engordurar demais. Deitar pequenas porções de massa e virar do outro lado, mal estejam louras. Repetir a operação as vezes necessárias até esgotar toda a massa.
Servir quentes ou frias com natas batidas, morangos, frutos do bosque, compotas, calda de chocolate ou de frutos, xarope de ácer ou aquilo que mais goste.

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!
Cristina.