quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PÃEZINHOS COM SALSICHA PARA FESTAS

Neste fim-de-semana a minha filha fez anos! Mas a festa de aniversário de uma adolescente já não é bem igual a uma festa de crianças. Não só porque o gosto destes convidados já é diferente, como também porque comem em muito maior quantidade!!! Os tabuleiros de pãezinhos com salsichas não paravam de sair do forno...
O próprio esquema da festa teve que ser diferente. Primeiro, tiveram "discoteca" na garagem e só mais tarde subiram para o lanche (graças a Deus, senão teria ficado louca!). Para a discoteca na garagem o investimento foi baixissimo - bastaram umas serpentinas, que tinham sobrado do Carnaval,  penduradas no tecto e vários balões. Mas, diga-se que o verdadeiro rei da festa, aquele que realmente conseguiu transformar um espaço banal numa verdadeira discoteca foram as luzes, emprestadas por um amigo DJ. Isso sim, foi realmente um sucesso! Pelos vistos, no colégio, até já lhe colocaram a hipótese de repetirem isto todos os fins-de-semana!!! Meu Deus! Eu é que não vou nisso!!!!

                                                 O final da festa.

Lembro-me que estes pãezinhos que fiz para a festa de anos, se faziam sempre lá em casa nas festas, quando eu era miúda e já na altura eram um sucesso. Têm a vantagem de dar pouco trabalho e podem-se ir fazendo conforme vão saindo.

Ingredientes:
Farinha - 400 grs.
Ovos - 2
Leite - 1 dl.
Margarina - 120 grs.
Fermento em pó - 2 colheres de sopa
Sal fino - q.b.
Salsichas tipo cocktail - 3 latas
Gema de ovo (para pincelar os pãezinhos) - 2 gemas

Deita-se a farinha na bancada de cozinha, faz-se-lhe um buraco ao centro e deita-se lá dentro a margarina cortada em bocados, os ovos, o fermento e o sal fino. Amassa-se tudo juntando o leite, a pouco e pouco. Depois de amassar tudo muito bem, faz-se uma bola, polvilha-se com farinha e deixa-se repousar cerca de 30 minutos.
Retiram-se porções de massa e estendem-se com o rolo. Cortam-se rodelas de massa com um corta bolachas ou com um copo, coloca-se uma salsicha de cocktail sobre cada rodela e enrolam-se. Pincelam-se com gema de ovo batida e levam-se ao forno bem quente em tabuleiro untado de manteiga. Retiram-se do forno mal estejam lourinhos e servem-se quentinhos.

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos...dos filhos!
Cristina.