segunda-feira, 1 de março de 2010

PEIXE EM PAPELOTES

Cozinhar em papelotes é uma opção bastante saudável de cozinhar os alimentos que, sendo cozidos no vapor que se forma dentro do papelote, mantêm o sabor mais intenso. E nem necessitamos de juntar o tal fiozinho de azeite à receita, pois com a gordura do próprio peixe e o sabor dos vegetais que lhe adicionamos, fica sempre muito agradável.

A escolha tanto do tipo de peixe, como dos legumes que entram nesta receita poderá ser variadíssima,  podendo as conjugações ser imensas - aqui o gosto pessoal de cada um, bem como o peixe do dia ou os vegetais de que dispomos, poderão ditar a receita.

A verdade é que o resultado final é sempre fantástico - um peixe suculento, aromático e uns vegetais com um sabor bem intenso. 
Foi esta a receita que apresentei hoje na Praça da Alegria.

Ingredientes: (para 2 pessoas)
Postas de peixe - 2
Cebola Picada - 1/2
Alho francês - 1
Cogumelos laminados frescos - 100 grs.
Tomate-cereja - 10
Limão - 2
Coentros frescos - q.b.
Sal grosso - q.b.
Pimenta - q.b.
Azeite - q.b.

Temperar as postas de peixe com sal, pimenta e o sumo de limão. Deixar na marinada cerca de uma hora. Colocar o peixe individualmente em quadrados de papel vegetal ou papel de alumínio.
Colocar por cima de cada posta de peixe a cebola picada, o alho francês cortado em rodelas, os cogumelos cortados em fatias, algumas folhas de coentros, os tomates-cereja cortados ao meio e o limão cortado em meias-luas.
Regar com um fio de azeite (pode ser dispensável) e com um pouco do líquido da marinada.

Fechar os papelotes e levar ao forno por cerca de 20 a 30 minutos (até cozinhar).
Servir com batatinhas cozidas ou com uma esmagada de batata.



Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!
Cristina.