sexta-feira, 12 de março de 2010

ESPARGUETE COM AROMAS DO MEDITERRÂNEO


Aquilo que me foi pedido na RTP, em relação às receitas a apresentar na Praça da Alegria, foi que fossem fáceis e rápidas de confeccionar, sem produtos muito complicados e económicas. E tem sido sempre essa a linha que tenho tentado seguir.

Mantendo-me fiel a esta orientação, apresentei ontem um prato de massa muito fácil de executar, não deixando porém de ser bastante rico de sabor e aroma, como o próprio nome indica.

Como ontem estava um maravilhoso dia de sol, aqui pelo Porto, coisa que também se verifica hoje, apetecia um prato bem colorido, já a chamar a Primavera. Trata-se de uma receita baseada nos sabores, cores e produtos próprios da cozinha mediterrânica, cozinha esta que integra países de situações geográficas tão distintas, bem como até de diferentes continentes.

E para chamar de vez a Primavera, aqui fica esta receita colorida e que pode ser adaptada ao gosto de cada um, quer quanto ao tipo de massa, quer quanto aos ingredientes a utilizar.

Os legumes,  assim salteados, são também um óptimo acompanhamento para qualquer prato. Pessoalmente, gosto de os deixar ligeiramente crocantes, não os deixando cozer de mais.

Ingredientes: (para 4 pessoas)
Esparguete - 400 grs.
Cebola - 1
Alho - 2 dentes
Toucinho fumado - 100 grs.
Pimento amarelo -1
Beringela - 1
Courgette - 1
Cogumelos - 200 grs.
Tomate-cereja - 250 grs.
Azeitonas pretas descaroçadas e em rodelas - q.b.
Azeite - q.b.
Sal - q.b.
Pimenta - q.b.
Mangericão fresco - 20 grs.
Queijo Parmesão - q.b.

Cozer a esparguete em água com sal. Enquanto coze, cortar em cubos, sem descascar, a beringela e a courgette. Cortar também em pedaços a cebola e o pimento amarelo. Cortar os cogumelos em fatias, o toucinho em cubinhos, picar o alho e separar as folhas de mangericão.

Num tachinho colocar um pouco de azeite e o alho picado e levar ao lume, sem deixar alourar. Juntar a cebola e o pimento amarelo e deixar cozinhar mais um minuto. Adicionar a beringela, a courgette e os cogumelos laminados, esperar um pouco e juntar o tomate-cereja. Quando o tomate estiver salteado, mas não totalmente cozinhado, misturar as azeitonas em rodelas e as folhas de mangericão. Rectificar os temperos de sal e pimenta e reservar.
Entretanto, escorrer a esparguete mal esta se encontre cozida e juntá-la aos legumes. Levar de novo ao lume e mexer cuidadosamente. Retirar do lume, colocar num prato ou travessa e polvilhar com lascas de queijo parmesão.

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!
Cristina.