terça-feira, 23 de março de 2010

PASTELÃO CAMPESTRE

Literalmente a cozinhar... com amigos!

Na passada 5ª feira, 18 de Março, apresentei esta receita em directo do meio dos campos e com as vaquinhas de fundo (se clicarem na foto conseguem ver), em Canidelo, Vila Nova de Gaia, no espaço do Cantinho das Aromáticas. Comigo e para me ajudar (ou não) na preparação desta receita, estavam o Luís Alves e o Helder Reis. Foi um momento muito divertido!

Aqui segue a receita que, como poderão verificar, é adaptável àquilo de que gostamos ou às sobras do nosso frigorífico.

Aproveitem e com dias de sol saiam de casa, façam um piquenique e porque não, se forem de perto, visitem a Feira da Primavera. Esta vai realizar-se todos os sábados até 26 de Junho' 2010.

Ingredientes: (para 2 pessoas)
Ovos( inteiros) - 4
Cebola (em lâminas finas) - 1/2
Pimento verde (em cubinhos) - 1/4
Pimento vermelho (em cubinhos) - 1/4
Linguiça (em cubinhos) - 75 grs.
Batata cozida  (cortada em cubinhos) - 2
Azeitonas pretas (sem caroço e cortadas em lâminas) - q.b.
Azeite - q.b.
Pimenta - q.b.
Sal - q.b. (opcional)
Salsa, coentros, cebolinho (picados) - a gosto

Batem-se os ovos inteiros e junta-se uma erva a gosto (salsa, coentros, cebolinho, etc). Tempera-se de sal e pimenta e reserva-se.

Numa frigideira leva-se ao lume o azeite com a cebola e deixa-se cozinhar. Adicionam-se os pimentos, deixando-os refogar e a linguiça, deixando-a largar um pouco da sua própria gordura. Misturam-se as batatas, mexe-se bem e por fim as azeitonas cortadas.

Deitam-se por cima os ovos batidos e deixa-se cozinhar. (Se pretender pode levar agora ao forno). Quando os ovos se apresentarem presos, retira-se com cuidado para um prato e volta-se ao contrário para a frigideira. Leva-se de novo ao lume (ou ao forno) para cozer do outro lado. Retira-se e serve-se em fatias com uma boa salada.

Bom apetite e bons cozinhados... com os amigos!
Cristina.