quarta-feira, 3 de março de 2010

ESMAGADA DE BATATA COM ERVAS

Foi esta a sugestão que apresentei na "Praça da Alegria", na passada 2ª feira, para acompanhar o peixe em papelotes. O sabor da batata misturado com o azeite e as ervas fica extremamente agradável. A esmagada foi moldada, nesta receita, com duas colheres (como quem faz pasteis de bacalhau), mas pode ser empratada com o saco de pasteleiro ou colocando num aro metálico de empratamento e levando por um bocadinho ao forno até alourar.
Podem fazer-se diversas variações, ao gosto de cada um, juntando alho bem picadinho ao azeite, ou pimento verde e vermelho, alho francês, tomate ou então um ingrediente de que eu gosto especialmente, azeitonas pretas, tudo cortado bem pequenino.
Trata-se de um óptimo acompanhamento, quer para pratos de peixe, quer para pratos de carne

Ingredientes: (para 2 pessoas)
Batatas - 500 grs.
Cebola picada - 1/2
Salsa picada - q.b.
Coentros picados - q.b.
Aipo picado - 1/4 de talo
Sal - q.b.
Pimenta - q.b.
Azeite - q.b.

Levar ao lume as batatas descascadas e cortadas em cubos, cobertas de água temperada com sal. Mal estejam cozidas retirar do lume e escorrer. Esmagar grosseiramente as  batatas com um garfo. Misturar os coentros, a salsa e o aipo picados. Levar ao lume um tacho com um bocadinho de azeite e juntar a esmagada de batata. Mexer bem para aquecer, rectificar de sal e temperar com um bocadinho de pimenta. Servir.

Bom apetite e bons cozinhados... com os amigos!
Cristina.