quinta-feira, 25 de novembro de 2010

GRATINADO DE COURGETTES

Apresentei ontem, esta receita do livro "Receitas da Praça da Alegria". Foi-me ensinada na Suiça, andava eu às compras numa queijaria na zona de La Gruyère, por uma simpática senhora italiana, aí residente. Como todos sabem os italianos falam muito e eu não lhes fico atrás, por isso tratamos logo de, ali mesmo, trocar algumas receitinhas. Quem sabe a esta hora, na Suiça, não estará algum italiano a comer umas Tripas à moda do Porto?! :):)

A receita original era com queijo Gruyère ou Parmesão. Depois de mais algumas alterações e como sou portuguesa e adepta do consumo de produtos nacionais, optei pela introdução do nosso maravilhoso queijo da Ilha de S.Jorge, nos Açores, que me parece que também resulta muito bem neste prato.

Trata-se de um prato simples, para um jantar rápido e extremamente versátil em relação aos ingredientes – também aqui podemos andar um pouco à vontade do nosso frigorífico – podemos fazer com courgettes, com beringelas, com cogumelos, com tomates-cereja (sendo adicionados quase no final fica óptimo) e com a mistura de ingredientes de que gostarmos ou que tivermos em casa.  O gratinado da fotografia levou tomate-cereja e espargos verdes.

Pode servir-se sózinho ou acompanhado com carnes frias e uma boa fatia de pão. Confesso que, no meu caso, sirvo quase sempre apenas com o pão.

A vencedora do passatempo lançado pela "Praça da Alegria" no Facebook foi a Emília Antunes, com um "Doce de Panela". A Emília é uma cozinheira de mão-cheia, com imensas receitas que logo se dispôs a partilhar. Para nos dar uma mãozinha na confecção desta receita, tivemos também a companhia da filha da Emília, a simpática e despachada Juliana, que no meu caso também foi uma preciosa ajuda. Às duas envio um grande beijinho.

Ingredientes: (para 4 pessoas)
Courgettes – 1,300 kgs.
Cogumelos frescos laminados – 300 gr.
Presunto em cubos – 200 grs.
Azeite – 1 dl.
Natas – 400 ml.
Queijo da Ilha ou Queijo Parmesão (em lascas) – 100 grs.
Pinhões – 50 grs.
Salva fresca – 6 folhas (picadas)
Sal – q.b.
Pimenta – q.b.

Aquecer o forno a 200º C.

Colocar os os pinhões numa frigideira e levar ao lume até alourarem, sem deixar queimar. Reservar.

Cortar as courgettes em cubos grandes com a casca.

Num tacho levar ao lume o azeite e os cubinhos de presunto. Deixar alourar. Juntar as courgettes e deixar cozinhar mais um pouco. Adicionar os cogumelos laminados, temperar de sal e pimenta e deixar cozinhar mais um pouco (tendo o cuidado de deixar os legumes ligeiramente crocantes).

Retirar do lume, adicionar os pinhões e a salva picada. Com uma escumadeira retirar para um passador de rede, tendo o cuidado de escorrer o excesso de líquido que se formou (das courgettes e dos cogumelos). Colocar num tabuleiro de forno, regar com as natas, polvilhar com 1/4 do queijo lascado e misturar com suavidade. Polvilhar com o restante queijo e levar ao forno até alourar.

Servir acompanhado por uma selecção de carnes frias e uma boa fatia de pão caseiro.

DICA:
Como fazer para que o queijo não seque e se mantenha fresco por mais tempo?
Sempre que o utilizarmos, passá-lo com um papel de cozinha molhado em azeite. Assim, permanecerá mais tempo sem secar.

E bom apetite e bons cozinhados... com as "Receitas da Praça da Alegria"!