terça-feira, 23 de novembro de 2010

TERRINA DE VITELA COM CEBOLINHAS

Embora com uma semana de atraso, aqui deixo mais uma receita do livro "Receitas da Praça da Alegria" que apresentei na passada 4ª feira, dia 17 de Novembro.

Através de um passatempo que a RTP lançou através do Facebook, os telespectadores concorrem enviando receitas ou dicas para tornar um prato mais especial, habilitando-se assim a uma ida ao estúdio, para assistir ao programa ao vivo e a receber um exemplar do livro "Receitas da Praça da Alegria". Têm sido imensas as pessoas a concorrer, mas a seleccionada neste dia foi a Patrícia Coelho, com uma maravilhosa receita de "Bacalhau à Minha Moda". Aproveito também para divulgar que a Patrícia também tem recentemente um blog, onde vai colocando os lindos e inspirados trabalhos manuais que faz. Aconselho quem gostar deste tema a visitá-la aqui .

Ingredientes:
Carne de vitela para estufar – 600 grs. (cortada em cubos grandes)
Chouriço (cortado em cubinhos) - ½
Cebola picada – 1
Alho picado – 2 dentes
Tomate (cortado em cubinhos) – 1 (bem madurinho)
Cebolinhas pequenas - 24
Louro – 1 folha
Salsa – 1 molhinho
Azeite – 1 dl
Vinho branco – 2 chávenas chá
Vinho do Porto – 1 cálice
Sal – q.b.
Pimenta – q.b.

Comece por descascar e lavar as cebolinhas pequenas. Reserve.

Leve ao lume um tacho com o azeite, a cebola picada e a folha de louro. Deixe cozinhar um pouco e adicione o alho picado e por fim o chouriço em cubinhos. Deixe largar um pouco do sabor do chouriço e junte o tomate em cubinhos. Deixe refogar um pouco e junte a carne, 1 chávena de vinho branco e o vinho do Porto.Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando, por cerca de 1 hora e meia a duas horas ou até a carne se encontrar tenra.

Quase no final da cozedura juntar as cebolinhas e o molhinho de salsa inteira e deixar cozinhar mais um pouco, até as cebolinhas se apresentarem macias, mas sem se desfazer. Rectificar os temperos.

Conforme a carne vai cozinhando, ir juntando o restante vinho branco, de acordo com a necessidade. Servir com arroz branco e fatias de pão frito.

Pão frito – Cortar fatias de pão saloio. Levar uma frigideira ao lume com azeite e deixar aquecer. Neste azeite fritar as fatias de pão, retirar e escorrer em papel de cozinha. Servir de seguida, colocando na travessa em volta da carne.

DICA:
Como descascar mais facilmente as cebolinhas? Antes de serem descascadas, mergulhá-las em água a ferver por alguns segundos.

E bom apetite e bons cozinhados... com as "Receitas da Praça da Alegria"!