sábado, 7 de novembro de 2009

SOPA DE INVERNO

Considero esta sopa a receita ideal para aqueles dias frios de Inverno, em que só nos apetece estar à lareira, enroladinhos numa manta. Brrr...que frio!...
É daquelas sopas que nos aquece o corpo e a alma. Um conselho, sirvam-na como prato único, pois trata-se de uma sopa bastante forte que, por si só, faz uma refeição.
Adoro servi-la seguida por um creme-queimado ou uma aletria quentinhos... Sabe mesmo bem!

Ingredientes: (para 4 pessoas)
Feijão Encarnado - 500 grs.
Toucinho Fumado - 250 grs.
Chouriço -1
Louro - 2 folhas
Sal - q.b.
Cenouras - 2 (cortadas aos cubinhos)
Couve Lombarda - 1/2 (Cortada em pedaços)
Frango - 4 coxas
Morcela - 1
Farinheira - 1
Coentros frescos picados - q.b.
Batatas - 4 (médias - cortadas aos cubos)
Hortelã fresca - 1 molhinho pequeno
Cebola - 1 (picada)
Alho - 1 dente (picado)
Azeite - q.b.
Tomate em polpa - 1 colher de sopa

Demolha-se o feijão por algumas horas. Coloca-se o feijão numa panela com água com sal e leva-se ao lume junto com o toucinho fumado, o chouriço, uma folhinha de louro. Vão-se retirando as carnes conforme vão estando cozidas.

Noutra panela com água e um pouco de sal colocam-se as cenouras aos pedaçinhos, a couve lombarda, as coxas de frango, a morcela, a farinheira e os coentros picados. A morcela e a farinheira deverão ser retiradas mal estejam cozidas - o que acontece em poucos minutos. Entretanto juntam-se as batatas cortadas em cubos e quase no final da cozedura um molhinho pequenino de hortelã.

Passa-se um pouco do feijão cozido com a varinha mágica (vai servir para engrossar o caldo).

Coloca-se numa panela a cebola picada, o azeite e a folha de louro e leva-se ao lume a refogar. Entretanto junta-se o alho picado e mal comece a alourar, a polpa de tomate. Deixa-se refogar um pouco e deita-se o feijão cozido, o feijão passado pela varinha mágica e uma parte do caldo de cozer o feijão.
Mistura-se também os legumes e o frango e a água de os cozer (sem ser demais, pois não deve ficar uma sopa muito aguada). Entretanto cortam-se os enchidos em rodelas e o toucinho em pedaços. Serve-se a sopa com uma folha de hortelã fresca e as carnes cortadas a enfeitar.

Bom apetite e bons cozinhados... com os amigos!
Cristina.