sexta-feira, 20 de novembro de 2009

BRIGADEIRÃO DE MICROONDAS

Dado o enorme sucesso que o "Brigadeirão de Chocolate" obteve ao ser apresentado na "Praça da Alegria, pediram-me na RTP que repetisse a receita. Visto que já o apresentei lá uma vez, pareceu-me melhor repetir os ingredientes e explicar a forma de o fazer, mas trazer uma nova receita desta vez um "irmão" mais rápido - um brigadeirão no microondas.

Esta receita é da Regina Brito, brasileira, filha de portugueses, professora da Universidade MacKenzie de São Paulo, grande estudiosa e divulgadora da língua portuguesa. A Regina Brito é, de facto, a "Sra. Lusofonia" no Brasil. Liderou projectos de ensino e de divulgação da língua portuguesa em países lusófonos nos quais o português não é a língua materna para a maior parte da população. De entre os seus projectos, o mais paradigmático foi o que liderou em Timor, onde a sua equipa formou timorenses para que estes se pudessem tornar professores de língua portuguesa. É uma mulher notável e uma grande amiga de Portugal. Agradeço-lhe, aqui, a simpatia em partilhar connosco esta receita.

Ingredientes:
Leite Condensado - 1 lata
Natas - 1 pacote (200 ml)
Chocolate em pó - 1 chávena
Ovos - 3 (inteiros)

Mistura-se o leite condensado com as natas. Adiciona-se o chocolate em pó e por fim os ovos inteiros. Coloca-se em forma própria para microondas untada de manteiga. Leva-se ao microondas por 7 ou 8 minutos. Desenforma-se e polvilha-se com chocolate granulado.

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!
Cristina.