quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

EMPADA CROCANTE DE MAÇÃ

Gosto imenso de fazer esta Empada Crocante de Maçã, pois alia o facto de ser extremamente fácil e rápida, com um ar rústico e caseiro. Um óptimo final de refeição ou para um chá a meio da tarde.
Querendo variar,  poderá ser feita com frutos vermelhos (amoras, framboesas, groselhas, morangos) , com pêra, pêssego ou mesmo com mistura de frutas. É óptima servida quente, com uma bola de gelado de nata ou baunilha.
Se a quiser fazer numa versão salgada, com pêra, queijo da ilha, salva e nozes fica deliciosa.
Ingredientes:
Maçãs – 6
Açúcar – 4 colheres de sopa
Canela em pó – q.b.
Rum – 3 colheres de sopa.
Manteiga – 20 grs. + 30 grs para pincelar a massa
Natas – 100 ml.
Massa filo – 1 embalagem

Ligar o forno a 190ºC.

Descascar as maçãs e cortá-las em lâminas. Dispô-las numa travessa própria para forno, em camadas, com o açúcar e a canela. Regar com o rum, espalhar algumas nozinhas de manteiga e cobrir com as natas.

Cortar as folhas de massa filo em quadrados mais pequenos e pincelá-los, alternadamente, com a restante manteiga derretida. Amachucar as folhas em montinhos e tapar a empada na totalidade. Pincelar de novo com um pouco mais de manteiga e levar ao forno por cerca de 45 minutos. Servir quente ou fria.


DICA:
Trabalhar massa filo:
Quando trabalhar com massa filo, tente fazê-lo rapidamente para evitar que ela seque e endureça.
Para a conservar em boas condições por mais tempo, enquanto elabora a sua receita, mantenha-a enrolada e tapada com um pano humedecido em água fria e bem espremido.

E bom apetite e bons cozinhados... com os amigos!