sábado, 24 de abril de 2010

ALCATRA COM ERVAS AROMÁTICAS

Ultimamente e novamente por influência da Feira da Primavera , os cogumelos têm abundado na minha casa. O Pedro Capela, da Míscaros à Mesa, apresenta sempre uma enorme variedade de cogumelos de excelente qualidade. As ervas aromáticas sempre estiveram bem presentes na minha vida. Por isso e  para as juntar a uma excelente carne mirandesa e aos espargos que começam a aparecer em força nos mercados, sugiro esta receita como casamento perfeito para todos estes ingredientes.
Foi esta a receita que apresentei esta 5ª feira, na Praça da Alegria.

Ingredientes: (para 2 pessoas)
Bifes de Alcatra - 2 (cortados grossos)
Cogumelos - 200 grs. (laminados)
Coentros - 1 molhinho
Espargos - 1 molhinho
Mistura de ervas aromáticas a gosto - q.b. (usei uma mistura em partes iguais de alecrim, mangerona, mangericão, salva e tomilho secos)
Alho - 4 dentes
Azeite - q.b.
Sal - q.b.
Pimenta - q.b.

Aquecer uma frigideira untada com um pouco de azeite. Passar as laterais dos bifes pela mistura de ervas aromáticas. Colocar na frigideira e deixar selar a carne, rapidamente, de ambos os lados, temperando com sal e pimenta (sal de ambos os lados e pimenta só de um). Retirar e reservar.
Noutra frigideira, aquecer um fiozinho de azeite e saltear os espargos até ficarem tenros (+/- cerca de 5 minutos). Reservar.

Esmagar os dentes de alho com a casca e levá-los ao lume, num tacho, com um fio de azeite. Deixar cozinhar um pouco e juntar os cogumelos laminados. Temperar de sal e pimenta e por fim polvilhar com os coentros picados grosseiramente. Retirar do lume e reservar.

Cortar os bifes de alcatra em tiras grossas, misturar com os cogumelos e levar ao lume por mais um minuto.
Servir com os espargos.

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!
Cristina.