terça-feira, 4 de janeiro de 2011

CARIL DE CAMARÃO NA ABÓBORA

Foi esta foi a última receita apresentada no ano de 2010, na "Praça da Alegria". Quem nos acompanhou na confecção deste caril foi a Natália, uma telespectadora natural da bela vila de Aviz, no Alentejo, mas que reside há já alguns anos no Luxemburgo. A Natália costuma acompanhar o programa via RTP Internacional, candidatou-se através do facebook e ganhou o livro "As receitas da Praça da Alegria".

A partir deste mês de Janeiro, volto a estar presente quinzenalmente na "Praça da Alegria" às 5ª feiras, a começar já esta semana, 5ª feira, dia 6.

Ao servir este caril, devemos ir retirando pedaços da abóbora assada do interior. É deliciosa, resulta num prato visualmente muito “decorativo” e quando recebemos amigos podemos fazê-la previamente, até ao ponto em que adicionamos a abóbora em cubos. Quando servirmos, aquecemos o caril e só precisamos de misturar o camarão e o sumo de lima, deixamos cozinhar e colocamos dentro da abóbora.

Ingredientes: (para 6 pessoas)
Abóbora inteira – 1
Óleo (para pincelar) – q.b.
Abóbora em cubos grandes – 1,200 kg
Miolo de camarão 30/50 – 1,200 Kg
Leite de côco – 1 lata (400 ml)
Côco ralado – 1 chávena de chá
Pasta de caril amarelo – 1 saqueta (50 grs.)
Coentros (picados) – 1 molhinho
Cebola (picada) - 1
Alho (picado) – 1 dente
Gengibre – 1 pedaço pequeno
Tomate (maduro, cortado em cubinhos) – 1
Lima - ½ (raspa e sumo)
Camarão inteiro (para decorar) - 12

Lavar muito bem todo o exterior da abóbora inteira, secar com papel de cozinha e abrir uma tampa.
Com uma colher retirar as sementes do interior da abóbora, tentando não a danificar. Pincelar toda a parte exterior da abóbora com óleo. Levar num tabuleiro ao forno a 200º C, virada para baixo, com a tampa ao lado, por cerca de uma hora. Retirar do forno e deixar arrefecer. Reservar.
Numa tacho refogar em azeite a cebola,o dente de alho e o gengibre picados. Juntar o tomate em cubinhos e deixar cozinhar mais um pouco.
Separar a parte mais líquida da parte mais espessa do leite de côco. Na parte mais líquida misturar o côco ralado e, noutro tachinho, levar ao lume até ferver. Passar com a varinha mágica (poderá coar num passador) e adicionar ao refogado. Na parte mais espessa, desfazer a pasta de caril. Misturá-la também ao refogado e deixar ferver de novo. Juntar os cubos de abóbora, deixar cozinhar um pouco, o miolo de camarão e o sumo e raspa de ½ lima. Deixar fervilhar e retirar do lume.
Colocar o caril dentro da abóbora, decorar com os camarões inteiros e polvilhar com os coentros picados. Servir com arroz basmati.

NOTA:
Ir verificando o grau de cozedura dos cubos de abóbora, não os deixando cozinhar demais, pois muito facilmente se desfazem no molho.
Para os mais resistentes, adicionar piri-piri a gosto.

DICA:
Como abrir tampas de frascos que se encontrem muito apertadas?Bater com o bordo da tampa do frasco, a toda a volta, na beira do balcão da cozinha, de forma a retirar o ar que se possa ter formado. Depois deste procedimento, o frasco abrirá com muito maior facilidade.

E bom apetite e bons cozinhados... com as "Receitas da Praça da Alegria"!