terça-feira, 26 de outubro de 2010

FIGOS COZIDOS COM MEL E ALECRIM

Postar as receitas com meses de atraso tem destas coisas, apetecia-me tanto uns figos agora... Apresentei esta receita na "Praça da Alegria" no dia 30 de Setembro, quando ainda havia figos! :(

Quem não quiser cozer os figos, pode também abreviar a receita e servi-los apenas ao natural com mascarpone ou natas batidas e salpicados com uma pitadinha de canela.

Mas o que aconselho mesmo é a ter um bocadinho mais de trabalho, pois compensa. O aroma quente do mel com alecrim e a doçura dos figos invadem-nos a cozinha numa explosão de cheiros de noites de verão.

Ingredientes:
20 Figos Frescos
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa de açúcar
1 chávena de café de água
3 colheres de sopa de mel
Amêndoas laminadas - q.b.
Alecrim seco - q.b.
Queijo Mascarpone - 250 grs.

Leve ao lume uma frigideira com a margarina até derreter. Junte os figos inteiros, polvilhe com o açúcar e regue com a água. Deixe cozinhar em lume brando por cerca de 5 minutos. Retire do lume e reserve em local aquecido.
Noutra frigideira deite um punhado de amêndoas laminadas e deixe-as alourar. Retire e reserve.
Leve ao lume um tachinho com o mel e o alecrim - mal ferva retire do lume. Reserve.
Bata um pouco o queijo mascarpone com uma colher e reserve.
Num prato coloque os figos, uma colherada de queijo mascarpone, salpique com as amêndoas e regue com o mel. Sirva de imediato.

Para além da receita a dica do dia também teve a ver com figos e foi como segue:
Como secar figos para o Inverno?
Espalhar os figos numa mesa ao sol e virá-los todos os dias. À noite, ter o cuidado de os tapar sempre com um papel ou jornal (para os proteger da humidade). Depois de bem secos passá-los por farinha e guardar em saquinhos de pano.
 
E bons cozinhados...com os amigos!