sexta-feira, 7 de maio de 2010

SALADA MORNA DE QUEIJO COM DOCE DE FIGOS

Esta semana tem sido de primavera, mas também de temperaturas ainda não muito altas. Com dias de sol apetecem-nos saladas bem fresquinhas. Como temos sol, mas o tempo quente anda fugido, aqui fica uma salada "morna" para nos aquecer um pouco até o calor chegar. Fica também deliciosa se substituirmos a maçã por figos, no tempo deles. Ou ainda, para quem goste de sabores mais fortes, substituirmos o doce de figos por chutney de figo. É tudo uma questão de gosto pessoal.

Ingredientes: (para 2 pessoas)
Queijo de cabra pequeno - 2 unid.
Presunto - 4 fatias
Azeite - q.b.
Vinagre balsâmico - q.b.
Sal fino - q.b.
Doce de figos - 4 colheres de sopa
Alface - 6 folhas
Rúcula - 100 grs.
Coentros - 1 molhinho
Maçã vermelha - 1
Nozes (miolo) - 50 grs.
Alecrim - 2 hastes

Leva-se o queijo de cabra ao forno por alguns minutos. Retira-se, coloca-se uma colher de sopa de doce de figos no topo de cada queijo e envolve-se nas fatias de presunto. Rega-se com um fiozinho de azeite
e leva-se ao forno por mais uns minutos.
Enquanto o queijo se encontra no forno lava-se e corta-se em pedaços grosseiros a alface
e os coentros e lava-se a rúcula. Lava-se e retira-se o caroço à maçã e corta-se em fatias com a casca. Mistura-se tudo numa taça. Tempera-se de azeite, vinagre balsâmico e sal fino.
Coloca-se num prato de servir o queijo com a mistura de verdes e maçã ao lado e polvilha-se de nozes. Espeta-se um pedacinho de alecrim no queijo, para decorar. Os mais gulosos poderão ainda acrescentar uma colherada extra de doce de figos, ao lado da salada.

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!