sábado, 24 de setembro de 2011

TROUXINHAS DE QUEIJO SERRA DA ESTRELA COM DOCE DE ABÓBORA

Para celebrar o regresso da nova temporada da  Praça da Alegria, lançaram-me o desafio de elaborar uma receita que incluísse um dos vencedores das 7 Maravilhas da Gastronomia, o nosso fantástico Queijo Serra da Estrela . O produto em questão é excelente, por isso o resultado final estava assegurado.

Já que estamos em época de fazer conservas e compotas, nada melhor que um doce de abóbora com canela para fazer companhia ao Queijo Serra da Estrela - e assim surgiram estas trouxinhas.

A rubrica de culinária irá para o ar, diariamente, cerca das 11h45 e eu lá estarei todas as 5ª feiras,  para convosco poder partilhar a minha paixão pela cozinha!

Ingredientes: (para 4 pessoas)
Massa filo – 1 embalagem de 250 grs.
Manteiga derretida para pincelar – 50 grs.
Queijo Serra da Estrela – q.b.
Nozes- q.b.
Abóbora – 1 kg (já descascada e cortada em cubos)
Açúcar – 800 grs.
Canela em pau – 3 pauzinhos
Canela em pó- q.b.
Açúcar em pó – q.b.
Gelado (sabor à escolha) – q.b.

Modo de fazer:
Coloque num tachinho a abóbora com o açúcar e os paus de canela, mexa e deixe em repouso por cerca de uma hora, até ganhar calda. Mexa de novo e leve ao lume até a abóbora se apresentar cozida e o doce fazer estrada. Passe com a varinha mágica e reserve (facultativo - se gostar pode deixar os pedaços de abóbora inteiros).

Separe três folhas de massa filo, estenda-as sobre a mesa e corte-as em quadrados. No centro do quadrado disponha uma porção de queijo Serra da Estrela, polvilhe com algumas nozes e feche a trouxinha, juntando os quatro cantos no centro. Repita a operação para as restantes três trouxinhas. Pincele com a manteiga derretida e leve ao forno alguns minutos até cozer.

Sirva ainda quente com uma colherada de doce de abóbora, uma bola de gelado à escolha e polvilhe com o açúcar em pó, a canela em pó e algumas nozes.

DICA:
Todos sabemos que o queijo Serra da Estrela deve ser aberto, cortando um círculo no topo do queijo e retirando uma tampa. Por aí, se vai retirando o queijo que desejarmos servir.
Para aproveitar esta casca de queijo vazia, podemos recheá-la com carne, com arroz, com massa e levar ao forno alguns minutos.

E bom apetite e bons cozinhados... com os amigos!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

EMPADA DE PERÚ COM BRÓCOLOS E COGUMELOS

Para quem gosta de tartes e empadas e não tem muito tempo, esta receita que apresentei na Praça da Alegria em Abril, poderá ser uma sugestão rápida e de fácil execução para uma refeição leve ou para um lanche.  
O sabor doce das cebolas douradas, a suavidade dos cogumelos e o perfume do tomilho são os trunfos desta empada tão simples, mas ao mesmo tempo tão versátil.
Ingredientes: (para 4 pessoas)
Massa Quebrada – 2 rolos
Brócolos congelados – 300 grs.
Mistura de Cogumelos – 400 grs.
Cebolas – 4 (cortadas em quartos)
Bacon em cubinhos – 50 grs.
Bifes de Perú – 400 grs. (cortados em tirinhas)
Ovos – 2 gemas (desfeitas)
Tomilho fresco – q.b.
Azeite – q.b.
Sal – q.b.
Pimenta – q.b.


Modo de fazer:
Aqueça o forno a 200ºC.
Coza os brócolos em água temperada com sal e reserve.

Leve a lume brando uma frigideira com azeite e as cebolas cortadas em quartos e deixe-as cozinhar lentamente, até dourarem. Reserve.

Aqueça azeite num tacho, frite os cubinhos de bacon e junte os cogumelos. Tempere de sal e pimenta, salpique com folhinhas de tomilho, deixe cozinhar e reserve.

Tempere as tiritas de perú de sal e pimenta. Aqueça mais um pouco de azeite noutro tacho e nele cozinhe as tiritas de perú até ficarem bem lourinhas. Reserve.

Unte uma forma de tarte com manteiga. Estenda um rolo de massa quebrada e estique-o um pouco nas pontas com o rolo da massa, de forma a que a massa saia um pouco de fora dos bordos da forma. Coloque esta massa dentro da forma, deixando uma aba para o exterior a todo o redor da mesma.
Espalhe dentro da massa as tiras de perú escorridas do molho que se formou, os brócolos cozidos, as cebolas douradas e os cogumelos também escorridos do molho. Tape com o outro rolo de massa quebrada e enrole as pontas fazendo uma junção mais grossa à volta da empada. Risque um quadriculado com um garfo e pincele com a gema de ovo.

Leve ao forno a 200ºC nos primeiros 20 minutos, reduzindo depois o calor para os 175ºC e deixando cozer por mais 15 minutos. Sirva quente ou fria.

Nota: Esta empada pode também ser feita com bifes de frango, restos de frango assado ou carnes assadas, carne picada cozinhada, etc...

DICA:
Para conservar mais fresca uma parte de cebola já cortada, pincele a parte cortada com um pouco de azeite ou de manteiga.

E bom apetite e bons cozinhados... com os amigos!


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PORQUE AINDA É VERÃO...

Eu sei que nem parece, pelo menos aqui no Porto, mas a realidade é que ainda é verão e por isso o ritmo de trabalho mais intenso e o tempo que sobra quase nenhum! Roubei uns minutinhos para aqui deixar a imagem de um dos bolos de noiva em cupcakes, que fizemos recentemente. Deixo a promessa que dentro em pouco estarei de volta...

Beijinhos e  bons cozinhados... com os amigos!