quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

DOCE MERENGADO DE TÂMARAS

Apresentei esta receita da Exma.Sra.Dª Emília Ramos, de Porto Covo, no dia 14 de Janeiro, na Praça da Alegria. Trata-se de um óptimo aproveitamento quer para sobras de claras, quer para os frutos que ainda possamos ter do Natal.
Para além de já ter feito esta receita com tâmaras, também já a experimentei com ameixas e com uvas passas. E como me foi sugerido, porque não com figos? Falta-me testar esta última hipótese.
É um doce mesmo muito doce, por isso aconselho comer em porções mais pequenas. Fica com um ligeiro travo ao conhaque, o que o torna bastante agradável.

Ingredientes:
Tâmaras - 300 grs. (cortadas aos bocadinhos)
Conhaque - 1 cálice
Água - 1 chávena almoçadeira
Açúcar - 6 colheres de sopa

(Para o merengue)
Claras  - 6
Açúcar - 12 colheres de sopa

Levar ao lume as tâmaras, o açúcar, o conhaque e a água até fazer uma papa em ponto de estrada. Deixar o preparado arrefecer.
Bater as claras em castelo bem firme com o açúcar. Colocar numa travessa de ir ao forno já untada, o doce de tâmaras com as claras batidas em castelo por cima. Levar ao forno (150ºC) durante 30 a 40 minutos.

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!
Cristina.


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

RISOTTO DE COGUMELOS E PRESUNTO

Esta é uma receita de risotto que fazemos várias vezes em eventos, em show-cooking.
Trata-se de uma receita rápida, económica e que faço também várias vezes cá em casa para o jantar. Principalmente quando chego bem em cima da hora...
Considero-a uma receita de paciência, quase uma forma de relaxamento para o fim do dia, altura em que podemos aproveitar para ir pensando na vida - temos que ir sempre juntando o caldo a ferver, a pouco e pouco e mexendo sempre.
Ontem, fi-la com cogumelos chanterelle frescos, mas já a fiz também com cogumelos desidratados e até com cogumelos enlatados (nos tais dias, em cima da hora).
Cá em casa sirvo este risotto em pequenas tacinhas para podermos ir comendo sentados no sofá, a conversar.


Ingredientes: (para 2 pessoas)
Cogumelos - cerca de 200 grs.
Arroz carolino - 1 chávena de chá
Azeite- q.b.
Cebola picada - 1 (pequena)
Alho picado - 1 dente
Presunto em cubinhos - 200 grs.
Caldo de Galinha - 1 cubo
Queijo Parmesão - q.b. em lascas
Manteiga - 50 grs.
Vinho branco - 1 chávena de chá
Sal - q.b.
Pimenta preta - q.b.

Levar ao lume um tacho com o cubo de caldo de galinha e cerca de 1 a 1,5 litros de água (faço isto mais ou menos a olho). Deixar ferver e manter sempre quente.
Num pouco deste mesmo caldo quente dar uma fervura rápida aos cogumelos e reservá-los. Juntar este caldo de ferver os cogumelos ao caldo de galinha inicial.
Noutro tachinho refogar a cebola com um pouco de azeite. Juntar o dente de alho, deixar refogar mais um pouco e por fim uma parte do presunto em cubinhos. Deitar o arroz e mexer até ficar translúcido. Juntar o vinho branco e continuar a mexer até o vinho evaporar. Reduzir o lume e a partir daqui ir sempre juntando, aos poucos, o caldo de galinha quente até o arroz estar cozido, mas "al dente". Rectificar de sal e pimenta. Juntar uma parte dos cogumelos e retirar do lume. Misturar a manteiga e as lascas de parmesão e mexer bem. Servir com os restantes cogumelos e os cubinhos de presunto por cima e mais lascas de queijo parmesão.

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!
Cristina.