quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

RABANADAS DE NATAL

Com o aroma a canela e açúcar ainda no ar, só hoje tive finalmente tempo para aqui vir desejar umas festas felizes, a todos aqueles que me visitam. Aproveito para agradecer a todos quantos me deixaram  mensagens e faço votos para que o ano de 2011 possa trazer ao de cima o melhor de todos nós e, assim, todos sermos mais felizes.

Estes dias que antecederam o Natal, foram vividos cá em casa numa enorme azáfama - é que este ano o Natal foram três dias! :) - e claro, as rabanadas fizeram parte dela. Esta é uma das receitas com mais significado para mim. E isto porque sempre que a faço, lembro-me da pessoa com quem sempre a fazia – a minha avó. Depois, porque acho que é uma receita que não deve e não pode mesmo nunca ser feita sem ser com companhia. Nem que seja para conversar. É que rabanadas são Natal, são família, convívio, gargalhadas. São uma forma de partilharmos e colocarmos a conversa em dia - será talvez uma das poucas alturas do ano em que realmente passamos tempo com aqueles de quem gostamos. E não podemos desperdiçar isso. Por isso, um dos ingredientes principais desta receita, é mesmo fazê-la com muita alegria e junto daqueles de quem gostamos. E eu segui-a à risca...


Quem nos acompanhou na RTP, na confecção desta receita, foi mais uma vencedora do passatempo do facebook da "Praça da Alegria", a Nanyca, que concorreu e ganhou um livro "As Receitas da Praça da Alegria". A Nanyca é da zona de Lisboa e vende comida para fora. Por isso, quem a quiser contactar, pode sempre fazê-lo através do blogue Os Pitéus da Nanyca.

Ingredientes:
Para as rabanadas:
Pão de cacete – 1 (com mais ou menos 2 dias)
Leite – 1 litro
Ovos – 6
Canela em pau – 1
Mel – 2 colheres de sopa
Óleo (para fritar) – q.b.
Canela em pó – q.b.

Para a calda:
Açúcar – 4 chávenas
Água – 4 chávenas
Pau de canela – 4
Casca de limão – 4

A calda - Num tacho misturar o açúcar, a água, os paus de canela e as casquinhas de limão. Levar ao lume e deixar ferver até fazer ponto de pérola. Retirar do lume, deixar arrefecer e reservar.

As rabanadas - Cortar o pão de cacete em fatias grossas. Levar ao lume o leite com o pau de canela e o mel até levantar fervura. Mergulhar as fatias de pão no leite, uma a uma e escorrer bem. Reservar.
Bater as claras em castelo. Num pratinho, desfazer as gemas com um garfo e misturá-las às claras em castelo, envolvendo suavemente.
Aquecer uma frigideira com bastante óleo.
Passar as fatias de pão pela mistura de gemas com claras e fritar no óleo quente. Conforme se vão fritando, vão-se colocando a escorrer sobre papel de cozinha.
Polvilham-se as rabanadas de canela e colocam-se em camadas, numa taça funda. Regam-se com a calda já fria.

NOTA:
Pode-se fazer também uma parte destas rabanadas sem calda. Neste caso, depois de fritas, passam-se por uma mistura de açúcar e canela e estão prontas a servir.

DICA:
Como obter claras em castelo bem firmes?
Primeiro, assegurar-se que o recipiente onde vai bater as claras, se encontra bem seco. Se estiver húmido, as claras vão absorver essa humidade e não ficam bem firmes. Depois, juntar umas gotas de sumo de limão ou uma pitadinha de sal.

E bom apetite e bons cozinhados... com as receitas do nosso coração!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

FRANGO RECHEADO COM LEGUMES E ERVAS AROMÁTICAS

Foi esta, a receita do livro "As Receitas da Praça da Alegria",  seleccionada para ser apresentada na 4ª feira, dia 15,  na RTP. É uma receita quentinha, a fazer-nos ligar o forno, e que aquece as nossas cozinhas e faz-nos apetecer vir para casa nestes dias tão frios e com cheiro a Natal..


Ingredientes:
Peitos ou Coxas de Frango (desossadas) – 4
Chouriço (cortado em cubinhos) – 1
Cebola picada – 1
Alho picado – 2 (dentes)
Alho francês picado – 1 (apenas a parte branca)
Cenoura (cortada em cubinhos) – 1
Louro – 1 folha
Tomilho fresco – 2 hastes
Sal – q.b.
Pimenta – q.b.
Colorau – q.b.
Vinho branco – 1 chávena chá
Azeite – 2 dl

Tempere de sal e pimenta, de ambos os lados, as coxas ou peitos de frango e reserve.
Num tacho leve ao lume o azeite com o chouriço em cubinhos. Deixe refogar um pouco e misture a cebola picada, a cenoura, o alho francês, o alho picado e a folha de louro. Deixe cozinhar até a cenoura estar cozida, mas durinha e junte as folhas de tomilho. Retire do lume, tempere de sal e pimenta (se o chouriço já for salgadinho, pode nem necessitar de sal) e retire a folha de louro.
Recheie as coxas ou peitos de frango com uma parte desta mistura (bem escorrida da gordura) e amarre com fio de cozinha.
Unte um tabuleiro de ir ao forno com um pouco de azeite, coloque nele o frango recheado e cubra com o restante recheio. Regue com o vinho branco e polvilhe com um pouco de colorau. Leve ao forno previamente aquecido a 200º C por cerca de 1 hora. Durante este tempo pode ir regando com o próprio molho ou se necessitar com um pouco mais de vinho branco. Mal esteja assado, retire os fios e sirva quente, com batatinhas cozidas com a pele ou com puré de batata.

DICA:
Como manter as bolachas por mais tempo crocantes na lata?
Colocar um pedaço de pão dentro da lata das bolachas, que irá absorver toda a humidade, mantendo-as estaladiças por mais tempo.

E bom apetite e bons cozinhados... com as "Receitas da Praça da Alegria"!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

LIVRO "AS RECEITAS DA PRAÇA DA ALEGRIA" - O LANÇAMENTO OFICIAL


Foi no passado sábado, dia 4 de Dezembro, que teve lugar a apresentação oficial do livro "As Receitas da Praça da Alegria", no El Corte Inglês de Vila Nova de Gaia.
Foi uma sessão de autógrafos muito concorrida e um dia de muita alegria para mim, pois foi a primeira vez que participei num projecto deste género - confesso que me sentia eufórica e cheia de energia!


Tenho que deixar aqui os meus agradecimentos à Impala,  na pessoa da sua editora de culinária, Rute Livro, uma pessoa fantástica e muito experiente neste género de publicações e que por isso foi extremamente importante  pelos seus conselhos sensatos, para alguém tão entusiasmada como eu. Ao fotógrafo, Luís Baltazar,  pela sua sensibilidade e paciência. À equipa da RTP- Porto /Praça da Alegria,  pelo apoio e confiança demonstrados neste projecto e ao Rui Carrilho, do departamento de marketing da RTP - Lisboa, pela sua simpatia e total disponibilidade, em todos os momentos. E por fim, aos meus companheiros neste livro, Chef  Hélio Loureiro, Chef  Rui Paula, Chef  Ivo Loureiro e Chef  Marco Gomes, sempre tão queridos e de quem só posso dizer bem. Foi, para mim, um enorme orgulho e uma grande honra poder partilhar com eles este desafio.





Quero também agradecer a todos os espectadores da "Praça da Alegria" que nos visitaram e fizeram questão de estar connosco neste dia tão especial.




Não seria justo deixar de referir toda a família e amigos que tem estado sempre cá, colaboradores que fizeram questão de estar presentes (uma delas grávida) e muitos clientes,  tão especiais (esta área tem destas coisas) que já se tornaram amigos - vieram noivos antigos (já casados e alguns já com filhos),  bem como do próximo ano (ainda por casar).

À Artur Valente da Costa quero agradecer todo o apoio sempre prestado, bem como a simpática oferta do "Porto de Honra" para acompanhar o lançamento deste livro. São para mim, pessoalmente, e para nós como empresa,  mais do que um comum fornecedor, verdadeiros parceiros sempre disponíveis para connosco colaborar, em já mais do que uma ocasião. Ao Rui Alexandrino agradeço, como cliente e como amiga também.


Resta-me dizer que, para enorme contentamento de todos nós, no final do dia, o El Corte Inglês nos informou que o livro tinha passado para o 1º lugar do TOP 10 MAIS VENDIDOS! ( na foto ainda se encontrava no 3º lugar).

A todos quantos visitam este blog e que fui "conhecendo" ao longo deste último ano, o meu muito obrigada pela partilha culinária e pelas palavras de apoio e de carinho que por aqui foram deixando. É-me muito grato perceber que há quem aprecie o que faço.

Um grande beijinho para todos e muitos e bons cozinhados para todos nós, sempre com os amigos!
Cristina

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

FOLHADO DE VITELA COM COGUMELOS

Esta receita, apresentada no feriado, dia 1 de Dezembro, encontra-se no livro "Receitas da Praça da Alegria" no capítulo "Receitas para Ocasiões Especiais". E isto porque a considero uma receita muito prática para quando recebemos visitas. Os folhados podem estar prontos num tabuleiro e só os levamos ao forno quase na altura de os servir. Liberta-nos da cozinha na hora de recebermos os nossos amigos, deixando-nos tempo livre para conviver.

A vencedora do passatempo no Facebook lançado pela "Praça da Alegria" e como tal recebida no programa e já dona de um livro "Receitas da Praça da Alegria" foi a Helena Oliveira, dona de uma doçura e simpatia contagiantes. Concorreu com uma simples mas fantástica receita de tostas de pão com mozarella no forno - e as receitas mais simples por vezes não são as melhores?

Ingredientes: (para 4 pessoas)
Bife de Alcatra de Vitela - 4 (cortados grossinhos)
Queijo flamengo em fatias – 16
Cogumelos laminados – 300 grs.
Azeite – 2 colheres de sopa
Alho – 2 dentes (com a casca)
Massa folhada fresca – 4 embalagens
Sal – q.b.
Pimenta – q.b
Gema de Ovo – 2 + 1 clara (para pincelar)

Leve ao lume uma frigideira e deixe aquecer bem. Passe os bifes, rapidamente, pela frigideira temperando de sal e pimenta a gosto. Retire e deixe arrefecer um pouco.

Com a lâmina de uma faca esborrache os alhos. Num tacho coloque o azeite e os dentes de alho e leve ao lume até dourar um pouco. Junte os cogumelos, deixe cozinhar um pouco e tempere de sal e pimenta. Retire e deixe arrefecer.

Coloque a folha de massa folhada na mesa, disponha por cima 2 das fatias de queijo, coloque por cima o bife e por fim os cogumelos. Volte a tapar com mais 2 fatias de queijo e feche o folhado torcendo as pontas. Repita com as outras folhas de massa folhada e os outros bifes. Pincele com o ovo batido e leve ao forno a 200 º C, em tabuleiro forrado de papel vegetal por cerca de 10 minutos. Sirva quente.

NOTA:
O bife deve ficar mal passado, pois quando for ao forno dentro da massa vai continuar a cozer.
No caso dos bifes serem pequenos, pode fazer cada  folhado apenas com meio rolo de massa - neste caso bastam-lhe dois rolos para quatro bifes, assim como pode reduzir os cogumelos para 200 grs.

DICA:
Como obter uns folhados mais brilhantes e douradinhos?
Pincelar com gema de ovo, antes de levar os folhados ao forno.

E bom apetite e bons cozinhados... com as "Receitas da Praça da Alegria"!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

GRATINADO DE COURGETTES

Apresentei ontem, esta receita do livro "Receitas da Praça da Alegria". Foi-me ensinada na Suiça, andava eu às compras numa queijaria na zona de La Gruyère, por uma simpática senhora italiana, aí residente. Como todos sabem os italianos falam muito e eu não lhes fico atrás, por isso tratamos logo de, ali mesmo, trocar algumas receitinhas. Quem sabe a esta hora, na Suiça, não estará algum italiano a comer umas Tripas à moda do Porto?! :):)

A receita original era com queijo Gruyère ou Parmesão. Depois de mais algumas alterações e como sou portuguesa e adepta do consumo de produtos nacionais, optei pela introdução do nosso maravilhoso queijo da Ilha de S.Jorge, nos Açores, que me parece que também resulta muito bem neste prato.

Trata-se de um prato simples, para um jantar rápido e extremamente versátil em relação aos ingredientes – também aqui podemos andar um pouco à vontade do nosso frigorífico – podemos fazer com courgettes, com beringelas, com cogumelos, com tomates-cereja (sendo adicionados quase no final fica óptimo) e com a mistura de ingredientes de que gostarmos ou que tivermos em casa.  O gratinado da fotografia levou tomate-cereja e espargos verdes.

Pode servir-se sózinho ou acompanhado com carnes frias e uma boa fatia de pão. Confesso que, no meu caso, sirvo quase sempre apenas com o pão.

A vencedora do passatempo lançado pela "Praça da Alegria" no Facebook foi a Emília Antunes, com um "Doce de Panela". A Emília é uma cozinheira de mão-cheia, com imensas receitas que logo se dispôs a partilhar. Para nos dar uma mãozinha na confecção desta receita, tivemos também a companhia da filha da Emília, a simpática e despachada Juliana, que no meu caso também foi uma preciosa ajuda. Às duas envio um grande beijinho.

Ingredientes: (para 4 pessoas)
Courgettes – 1,300 kgs.
Cogumelos frescos laminados – 300 gr.
Presunto em cubos – 200 grs.
Azeite – 1 dl.
Natas – 400 ml.
Queijo da Ilha ou Queijo Parmesão (em lascas) – 100 grs.
Pinhões – 50 grs.
Salva fresca – 6 folhas (picadas)
Sal – q.b.
Pimenta – q.b.

Aquecer o forno a 200º C.

Colocar os os pinhões numa frigideira e levar ao lume até alourarem, sem deixar queimar. Reservar.

Cortar as courgettes em cubos grandes com a casca.

Num tacho levar ao lume o azeite e os cubinhos de presunto. Deixar alourar. Juntar as courgettes e deixar cozinhar mais um pouco. Adicionar os cogumelos laminados, temperar de sal e pimenta e deixar cozinhar mais um pouco (tendo o cuidado de deixar os legumes ligeiramente crocantes).

Retirar do lume, adicionar os pinhões e a salva picada. Com uma escumadeira retirar para um passador de rede, tendo o cuidado de escorrer o excesso de líquido que se formou (das courgettes e dos cogumelos). Colocar num tabuleiro de forno, regar com as natas, polvilhar com 1/4 do queijo lascado e misturar com suavidade. Polvilhar com o restante queijo e levar ao forno até alourar.

Servir acompanhado por uma selecção de carnes frias e uma boa fatia de pão caseiro.

DICA:
Como fazer para que o queijo não seque e se mantenha fresco por mais tempo?
Sempre que o utilizarmos, passá-lo com um papel de cozinha molhado em azeite. Assim, permanecerá mais tempo sem secar.

E bom apetite e bons cozinhados... com as "Receitas da Praça da Alegria"!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

TERRINA DE VITELA COM CEBOLINHAS

Embora com uma semana de atraso, aqui deixo mais uma receita do livro "Receitas da Praça da Alegria" que apresentei na passada 4ª feira, dia 17 de Novembro.

Através de um passatempo que a RTP lançou através do Facebook, os telespectadores concorrem enviando receitas ou dicas para tornar um prato mais especial, habilitando-se assim a uma ida ao estúdio, para assistir ao programa ao vivo e a receber um exemplar do livro "Receitas da Praça da Alegria". Têm sido imensas as pessoas a concorrer, mas a seleccionada neste dia foi a Patrícia Coelho, com uma maravilhosa receita de "Bacalhau à Minha Moda". Aproveito também para divulgar que a Patrícia também tem recentemente um blog, onde vai colocando os lindos e inspirados trabalhos manuais que faz. Aconselho quem gostar deste tema a visitá-la aqui .

Ingredientes:
Carne de vitela para estufar – 600 grs. (cortada em cubos grandes)
Chouriço (cortado em cubinhos) - ½
Cebola picada – 1
Alho picado – 2 dentes
Tomate (cortado em cubinhos) – 1 (bem madurinho)
Cebolinhas pequenas - 24
Louro – 1 folha
Salsa – 1 molhinho
Azeite – 1 dl
Vinho branco – 2 chávenas chá
Vinho do Porto – 1 cálice
Sal – q.b.
Pimenta – q.b.

Comece por descascar e lavar as cebolinhas pequenas. Reserve.

Leve ao lume um tacho com o azeite, a cebola picada e a folha de louro. Deixe cozinhar um pouco e adicione o alho picado e por fim o chouriço em cubinhos. Deixe largar um pouco do sabor do chouriço e junte o tomate em cubinhos. Deixe refogar um pouco e junte a carne, 1 chávena de vinho branco e o vinho do Porto.Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando, por cerca de 1 hora e meia a duas horas ou até a carne se encontrar tenra.

Quase no final da cozedura juntar as cebolinhas e o molhinho de salsa inteira e deixar cozinhar mais um pouco, até as cebolinhas se apresentarem macias, mas sem se desfazer. Rectificar os temperos.

Conforme a carne vai cozinhando, ir juntando o restante vinho branco, de acordo com a necessidade. Servir com arroz branco e fatias de pão frito.

Pão frito – Cortar fatias de pão saloio. Levar uma frigideira ao lume com azeite e deixar aquecer. Neste azeite fritar as fatias de pão, retirar e escorrer em papel de cozinha. Servir de seguida, colocando na travessa em volta da carne.

DICA:
Como descascar mais facilmente as cebolinhas? Antes de serem descascadas, mergulhá-las em água a ferver por alguns segundos.

E bom apetite e bons cozinhados... com as "Receitas da Praça da Alegria"!

RISOTTO DE COGUMELOS E PRESUNTO

Esta é a primeira receita do livro "Receitas da Praça da Alegria" que executei na 4ª feira, dia 10 de Novembro, na RTP.

É uma receita que faço cá em casa milhões de vezes – muitas delas a pedido da minha filha. E muitas delas, quase sem ingredientes – casa de ferreiro, espeto de pau! Como tal é muitas vezes a imaginação, a pressa e o que tenho no frigorífico que ditam de que vai ser o risotto.

Esta receita trata-se de uma adaptação mais rápida, pois na realidade deveria ser feita com caldo de galinha caseiro. A verdade é que o tempo para cozinhar no dia-a-dia é sempre muito reduzido, por isso faço-a com caldo de galinha em cubinhos. É uma receita para aqueles dias em que chegamos tarde e em que não temos quase nada para cozinhar. Porque arroz, azeite, cebolas e vinho todos nós temos, quase sempre, em casa. A partir daqui é o que a imaginação ou o frigorífico ditar - curgetes, abóbora, cogumelos (frescos ou enlatados), presunto, bacon... Um dia, há falta de outros ingredientes, fiz com cubinhos de maçã e nozes. E ficou delicioso. A minha filha adora... e eu também!

Ingredientes: (para 4 pessoas)
Água - 1,5 l
Caldo de Galinha - 1 cubinho
Cogumelos frescos – 300 grs.
Arroz para risotto – 1 chávena e meia de chá  (se não encontrar arroz para risotto - arborio ou carnarolli - poderá fazer com arroz carolino)
Cebola picada – 1 (média)
Alho picado – 2 dentes
Presunto em cubinhos – 300 grs.
Caldo de Galinha – 1 cubo
Queijo parmesão – q.b. (em lascas)
Manteiga – 2 colheres de sobremesa
Vinho branco – 1 chávena e meia  de chá
Azeite - q.b.
Sal – q.b.
Pimenta preta – q.b.

Levar ao lume um tacho com 1,5 litros de água e um cubo de caldo de galinha (se desejar pode juntar mais 1/2 caldo, mas cuidado pois o presunto também é salgado).  Deixar ferver e manter sempre quente.

Neste caldo dar uma fervura rápida aos cogumelos até estarem cozinhados, retirá-los do caldo, escorrê-los e reservar.

Noutro tacho refogar a cebola com um pouco de azeite. Juntar o dente de alho, deixar refogar mais um pouco e por fim uma parte do presunto em cubinhos. Deitar o arroz (que não deve nunca ser lavado) e mexer até ficar translúcido. Juntar o vinho branco todo de uma vez e continuar a mexer até o vinho evaporar.

Reduzir o lume e a partir daqui ir sempre juntando, aos poucos, o caldo de galinha quente até o arroz estar cozido, mas “al dente” - é importante que o caldo que vai juntando esteja sempre quente, por isso mantenha-o sempre em lume brando.

Rectificar de sal e pimenta, juntar uma parte dos cogumelos (reservar os restantes para decoração) e retirar do lume.

Misturar a manteiga e as lascas de parmesão e mexer. Servir com os restantes cogumelos e os cubinhos de presunto por cima e mais lascas de queijo parmesão. Decorar com uma folha de mangericão fresco.

DICA:
Para descolar restos de arroz do fundo da panela, coloque um pouco de água e vinagre e deixe ferver. O arroz sairá com toda a facilidade.

E bom apetite e ... bons cozinhados com as "Receitas da Praça da Alegria"!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

LIVRO "RECEITAS DA PRAÇA DA ALEGRIA"

Sim, é agora uma realidade, vai sair o livro "Receitas da Praça da Alegria", no próximo dia 15 de Novembro, uma parceria da RTP e da Impala! Foi um projecto em que me deu imenso prazer colaborar e por isso estou entusiamadissima com o resultado final.
Para o livro foram seleccionadas dois tipos de receitas - mais simples, para o dia a dia e mais especiais para dias festivos ou para quando recebemos amigos em casa.
A apresentação oficial do livro será no El Corte Inglês de Vila Nova de Gaia, no sábado, dia 4 de Dezembro, pelas 16 horas. Agradeço a todos aqueles que puderem aparecer, para partilhar este momento tão especial.
Já agora aproveito também para informar que desde a passada semana, a minha ida à Praça da Alegria passou a ser à 4ª feira. Por isso, a partir de agora, passarei a estar no programa todas as quartas-feiras, no horário habitual, cerca das 11h45m, para apresentação da rubrica de culinária.
Para quem me quiser acompanhar, até 4ª feira e... bons cozinhados!
Cristina

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

BACALHAU COM BROA DE AVINTES E NATAS DE SOJA

Esta receita é da autoria da muito querida Milú, a Abelhinha do blog A Colmeia da Abelha, que muito amavelmente acedeu a que eu a apresentasse hoje, na "Praça da Alegria". Fiz-lhe apenas pequeníssimas alterações, uma das quais foi a utilização da Broa de Avintes (um produto aqui da região).

À Milú, os meus agradecimentos por tão gentilmente partilhar connosco as suas receitas.

Ingredientes: ( para 4 pessoas)
Bacalhau - 4 postas
Broa de Avintes – 500 grs.
Batatas aos cubos – 1 kg.
Natas de soja – 3 pacotes
Salsa – 20 grs.
Azeitonas pretas em rodelas – 1 frasco
Presunto em cubos – 200 grs.
Queijo ralado – q.b.
Cebola – 2 (em meias-luas finas)
Alho – 3 dentes (em lâminas finas)
Azeite – 30 ml
Pimenta preta - q.b.
Sal fino - q.b.
Sal grosso - q.b.
Louro – 1 folha

Cozer o bacalhau em água com uma pitada de sal e desfazer em lascas retirando a pele e as espinhas. Reservar.

Fritar as batatas em cubinhos, temperar de sal fino e reservar.

Picar a broa e a salsa e reservar.

Num tacho alourar a cebola em azeite com uma folha de louro. Juntar os dentes de alho laminados e deixar cozinhar mais um pouco. Adicionar o presunto em cubinhos, o bacalhau lascado e por fim as azeitonas. Temperar com pimenta preta. Retirar a folha de louro e juntar as natas. Misturar as batatas fritas e envolver tudo.

Colocar o preparado de bacalhau num tabuleiro de ir ao forno e polvilhar com queijo ralado a gosto e a broa com salsa.

Levar ao forno a gratinar durante cerca de 15 minutos.

DICA:
Para conservar a salsa mais tempo verde e fresca lave-a, escorra-a bem e guarde-a num frasco de vidro com tampa, no frigorífico. Este conselho serve também para os coentros.

E bom apetite e bons cozinhados... com as receitas dos amigos!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O CASAMENTO DA SÓNIA E DO RUI

Foi a 10 de Junho que teve lugar o casamento dos queridos Sónia e Rui. Aconteceu na Quinta da Camarinha, em Vila Nova de Gaia, um espaço fantástico, cenário ideal para o casamento de conto de fadas que a Sónia tinha imaginado. 
A decoração esteve a cargo das hábeis mãos da decoradora Carolina Oliveira, do Porto.


Deixo algumas fotografias deste dia maravilhoso, em que o único senão foi o tempo, pois a partir do final da tarde choveu copiosamente. Mas, como já diz o ditado, casamento molhado, casamento abençoado, e assim seja para ambos!
 



terça-feira, 2 de novembro de 2010

SALADA DE SALMÃO


Tentando pôr em ordem as receitas que ainda tenho em atraso, deixo aqui hoje a receita apresentada na "Praça da Alegria", na 6ª feira, 9 de Julho. É uma receita bastante fresca e por isso ideal para guardar para o verão.

Ingredientes:  (para 2 pessoas)
Lombo de Salmão Fumado – 200 grs.
Alface – 100 grs.
Rúcula – 50 grs.
Coentros - 20 grs.
Pepino - 1
Manga – 1
Tomate-cereja – 150 grs.
Gengibre (raiz) – q.b.
Queijo Mozzarella mini - 150 grs.
Sementes de Sésamo – q.b.
Molho de Soja – q.b..
Lima - 1

Cortar em cubos o lombo de salmão fumado e a manga, salpicá-los com o molho de soja e reservar.

Numa taça colocar as folhas de alface em pedaços,os coentros cortados grosseiramente, a rúcula e o pepino cortado em palitos, deixando parte da casca..

Misturar o tomate-cereja cortado ao meio. Juntar os cubos de salmão e de manga reservados. Temperar com um pouco de sumo de lima, o molho de soja e envolver bem. Adicionar por fim as bolinhas de queijo mozzarella, lâminas de gengibre e raspas de lima. Polvilhar com sementes de sésamo.
 
E bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

EMPADÃO DE OUTONO

Como os dias já estão mais frios, nada como um bom empadão para nos aquecer a alma! - foi isto que eu pensei há uns dias atrás. Ora, empadão é uma das receitas que o meu marido menos aprecia, como tal levou algumas alteraçõezinhas para o convencer.

Uma tia, que viu a apresentação da receita na "Praça da Alegria", na 5ª feira, 21 de Outubro, ligou-me há uns dias e disse-me que o facto de eu fazer esta receita para o C. foi uma grande prova de amor.  Eu deixo que ele pense assim (por vezes convém que os maridos se sintam muito agradecidos), mas para além do amor, que sim, é verdade, foi também um processo um bocadito mais pró egoísta - é que me apetecia mesmo comer empadão!!!  :)

Ingredientes: (para 4 pessoas)
Para o recheio:
Carne Picada – 600 grs.
Chouriço de carne (aos cubinhos) – ½
Cenoura (em cubinhos) – 2 unid.
Cebola picada – 1
Alho picado – 1 dente
Polpa de tomate – 1/2 chávena de chá
Louro – 2 folhas
Salsa – 1 molhinho
Vinho branco – 1 chávena de chá
Vinho do Porto – 1 cálice
Cogumelos frescos laminados – 400 grs.
Beringela (em rodelas) – 2 unid.
Pimento verde (em cubinhos)- 1/4
Pimento vermelho (em cubinhos) - 1/4
Alho francês (em rodelas) – 2 (apenas a parte branca)
Bacon em fatias - 8
Ovos – 2 gemas + 1 pouco da clara
Manteiga – 1 colher de sopa
Azeite – q.b.
Sal – q.b.
Pimenta – q.b.

Para o Puré de Batata:
Batatas – 1 kg.
Leite – q.b.
Manteiga – 1 colher de sopa
Sal – q.b.
Pimenta – q.b.
Noz Moscada – q.b.

Cozer batatas em água c/ sal. Enquanto quentes passar pelo passe-vite ou esmagar com a ajuda de um garfo.  Levar ao lume c/ a manteiga e o leite. Mexer, temperar c/ pimenta e noz-moscada e rectificar de sal. Reservar.

Refogar cebola e alho em azeite. Juntar os pimentos em cubinhos, o chouriço, o louro, a cenoura e a polpa de tomate – deixar cozinhar. Adicionar a carne picada, o vinho branco e o vinho do Porto. Temperar de sal e pimenta. Juntar o raminho de salsa e deixar apurar. Reservar.

Grelhar no fogão a beringela e as fatias de bacon. Saltear os cogumelos num pouco de azeite e temperar de sal e pimenta. Alourar em manteiga a parte branca do alho francês.

Num pyrex espalhar em camadas pela seguinte ordem alho francês, puré de batata, beringela em fatias, bacon em fatias, carne picada, cogumelos laminados e novamente puré de batata. Pincelar com ovo batido e levar ao forno a 200ºC até alourar.

DICA:
Fritar bacon no microondas – colocar folhas de papel de cozinha num prato, estender fatias de bacon e cobrir de novo c/ papel de cozinha. Levar ao microondas até se apresentar estaladiço.

E bom apetite e bons cozinhados... com aqueles que amamos!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

FIGOS COZIDOS COM MEL E ALECRIM

Postar as receitas com meses de atraso tem destas coisas, apetecia-me tanto uns figos agora... Apresentei esta receita na "Praça da Alegria" no dia 30 de Setembro, quando ainda havia figos! :(

Quem não quiser cozer os figos, pode também abreviar a receita e servi-los apenas ao natural com mascarpone ou natas batidas e salpicados com uma pitadinha de canela.

Mas o que aconselho mesmo é a ter um bocadinho mais de trabalho, pois compensa. O aroma quente do mel com alecrim e a doçura dos figos invadem-nos a cozinha numa explosão de cheiros de noites de verão.

Ingredientes:
20 Figos Frescos
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa de açúcar
1 chávena de café de água
3 colheres de sopa de mel
Amêndoas laminadas - q.b.
Alecrim seco - q.b.
Queijo Mascarpone - 250 grs.

Leve ao lume uma frigideira com a margarina até derreter. Junte os figos inteiros, polvilhe com o açúcar e regue com a água. Deixe cozinhar em lume brando por cerca de 5 minutos. Retire do lume e reserve em local aquecido.
Noutra frigideira deite um punhado de amêndoas laminadas e deixe-as alourar. Retire e reserve.
Leve ao lume um tachinho com o mel e o alecrim - mal ferva retire do lume. Reserve.
Bata um pouco o queijo mascarpone com uma colher e reserve.
Num prato coloque os figos, uma colherada de queijo mascarpone, salpique com as amêndoas e regue com o mel. Sirva de imediato.

Para além da receita a dica do dia também teve a ver com figos e foi como segue:
Como secar figos para o Inverno?
Espalhar os figos numa mesa ao sol e virá-los todos os dias. À noite, ter o cuidado de os tapar sempre com um papel ou jornal (para os proteger da humidade). Depois de bem secos passá-los por farinha e guardar em saquinhos de pano.
 
E bons cozinhados...com os amigos!
 

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

DE REGRESSO E "MOUSSE DE LEITE EVAPORADO"

Depois de um interregno forçado de cerca de 4 meses, volto com a promessa de postar aqui as receitas que entretanto foram apresentadas na "Praça da Alegria" e que não tive hipótese de publicar.

Na área em que trabalho, o verão é sem dúvida a época do ano de trabalho mais intenso e por isso, e com muita pena minha, torna-se impossível pensar em cá vir. Por um lado é muito bom,  pois tenho hipótese de fazer aquilo que mais gosto, por outro limita-me, pois não consigo dedicar-me realmente a mais nada.

Agora, novamente com mais tempo, aqui fica a receita que apresentei no dia 8 de Junho. É uma receita do meu grande amigo, maestro e pianista Paulo Freitas, que estende os seus dotes artísticos também à culinária. Trata-se de uma mousse que para além de ser muito simples de fazer é também extremamente leve e fresca - desfaz-se literalmente na boca - é como comer nuvens aos pedaços...


Ingredientes:
Leite Evaporado - 1 lata
Gelatina de Ananás - 1 pacote
Ananás em calda (lata das grandes) - 1

Modo de fazer:
Colocar a lata de leite evaporado no frio, umas horas antes.
Partir o ananás em cubinhos, reservando a calda.
Fazer a gelatina, segundo as instruções da embalagem, mas usando apenas a calda do ananás reservada. Deixá-la arrefecer um pouco.
Bater o leite evaporado até ficar espesso e misturar com a gelatina. Adicionar o ananás em cubos, mexer, levar ao frio e servir.

Bom apetite e bons cozinhados...com as receitas dos amigos!


quinta-feira, 20 de maio de 2010

TAJINE DE FRANGO COM ALPERCES E AMÊNDOAS

Aprendi esta receita numa viagem a Marrocos, país que me surpreendeu e apaixonou. Guardo dessa viagem recordação não só do exotismo dos aromas e do intenso azul turquesa pintado nas portas, como também da hospitalidade de um povo que, embora algumas vezes sem língua em comum, nos abria a porta de sua casa e nos convidava a entrar. Foi lá que eu e o grupo de amigos com quem viajava, recebemos uma das maiores lições das nossas vidas - como saber viver com tão pouco, partilhá-lo e ainda assim ser feliz.

Ingredientes: (Para 4 pessoas)
Frango - 3 peitos (cortados em cubos)
Cebola - 1
Alho - 2 dentes
Tomate - 2 (bem maduros)
Azeite - 2 colheres de sopa
Grão-de-bico cozido - 500 grs.
Courgette - 1
Beringela - 1
Alperces - 250 grs.
Amêndoa laminada - q.b.
Coentros em grão (ligeiramente torrados) - 1/2 colher de sopa
Coentros frescos picados - 2 colheres de sopa
Cominhos em pó - 2 colheres de chá
Canela em pó - 1/2 colher de chá
Canela em pau - 1
Açafrão em pó - 1 colher de chá
Gengibre em pó - 1 colher de chá
Louro - 1 folha
Caldo de galinha - 2 chávenas ( e mais um pouco se necessário)
Sal- q.b.
Pimenta – q.b.

Colocar no tajine (ou num tacho) o azeite e alourar os cubos de frango de todos os lados para selar a carne. Retirar e reservar. No mesmo azeite refogar a cebola picada e a meio do processo juntar os dentes de alho também picados. Juntar os coentros em grão (já torrados), os cominhos, a canela em pó, o açafrão e o gengibre. Mexer bem. Adicionar a courgette e a beringela cortadas em cubos, o frango, o grão-de-bico e juntar o tomate cortado em cubinhos, o pau de canela, a folha de louro e os alperces cortados aos quartos. Juntar o caldo de galinha e tapar deixando cozinhar em lume brando por cerca de 20 minutos. Temperar com pimenta e rectificar de sal. Tapar de novo deixando cozinhar mais um pouco para o molho engrossar. Salpicar de coentros frescos picados e amêndoas laminadas e servir de preferência acompanhado com cuscus.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

SALADA MORNA DE QUEIJO COM DOCE DE FIGOS

Esta semana tem sido de primavera, mas também de temperaturas ainda não muito altas. Com dias de sol apetecem-nos saladas bem fresquinhas. Como temos sol, mas o tempo quente anda fugido, aqui fica uma salada "morna" para nos aquecer um pouco até o calor chegar. Fica também deliciosa se substituirmos a maçã por figos, no tempo deles. Ou ainda, para quem goste de sabores mais fortes, substituirmos o doce de figos por chutney de figo. É tudo uma questão de gosto pessoal.

Ingredientes: (para 2 pessoas)
Queijo de cabra pequeno - 2 unid.
Presunto - 4 fatias
Azeite - q.b.
Vinagre balsâmico - q.b.
Sal fino - q.b.
Doce de figos - 4 colheres de sopa
Alface - 6 folhas
Rúcula - 100 grs.
Coentros - 1 molhinho
Maçã vermelha - 1
Nozes (miolo) - 50 grs.
Alecrim - 2 hastes

Leva-se o queijo de cabra ao forno por alguns minutos. Retira-se, coloca-se uma colher de sopa de doce de figos no topo de cada queijo e envolve-se nas fatias de presunto. Rega-se com um fiozinho de azeite
e leva-se ao forno por mais uns minutos.
Enquanto o queijo se encontra no forno lava-se e corta-se em pedaços grosseiros a alface
e os coentros e lava-se a rúcula. Lava-se e retira-se o caroço à maçã e corta-se em fatias com a casca. Mistura-se tudo numa taça. Tempera-se de azeite, vinagre balsâmico e sal fino.
Coloca-se num prato de servir o queijo com a mistura de verdes e maçã ao lado e polvilha-se de nozes. Espeta-se um pedacinho de alecrim no queijo, para decorar. Os mais gulosos poderão ainda acrescentar uma colherada extra de doce de figos, ao lado da salada.

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!

terça-feira, 27 de abril de 2010

O CASAMENTO DA RITA E DO LUÍS


Este sábado, 24 de Abril, tivemos serviço aqui em Vila Nova de Gaia, nas caves da Real Companhia Velha - um espaço emblemático desta cidade,  com o charme de um local com história. Foi o casamento de dois clientes muito especiais, a Rita e o Luís, por sua vez amigos de outros também muito especiais Rita e Luís, a quem realizamos a festa de casamento a 5 de Setembro do ano passado. Foi com enorme prazer que os pude rever, pois encontravam-se entre os convidados.

Quando, como eu, se trabalha numa área como esta, temos lógicamente de gostar muito do que fazemos, porque se assim não for, acho que não resulta. Trata-se de um trabalho que envolve não só  lidar com uma enorme pressão, mas também com uma constante corrida contra o tempo - entramos num espaço sem nada para, em poucas horas, o transformarmos à imagem dos noivos ou dos anfitriões do evento. E como, no caso de um casamento, estamos a tratar de um evento que envolve também muitas emoções, invariavelmente criamos laços de amizade com os nossos clientes. E poderia citar imensos nomes de pessoas para quem já tive o prazer de trabalhar e de quem acabei por me tornar também amiga. Sendo assim, acaba por já nem ser trabalho, mas sim um enorme prazer! 

E é uma enorme satisfação chegarmos ao fim do dia e recebermos os elogios não só dos noivos, como também dos pais e dos convidados. Embora muito cansados é a sensação do dever cumprido.
Claro que, para que tudo isto funcione, é importante uma boa equipe, pois sem ela nada disto seria possível. Nesse sentido, só posso agradecer a todos quantos comigo trabalham, porque são a fatia mais importante do sucesso do nosso serviço.

A decoração do evento esteve entregue à dupla Marta e Inês da Moopi, cujo extremo bom gosto é já considerado uma referência.

Hoje fui à Real Companhia Velha buscar umas coisas que lá tinha deixado. Para minha grande surpresa
encontrei os pais do noivo que, com a maior simpatia, agradeceram elogiando o nosso serviço, a decoração e o espaço. É isto que nos faz continuar.
E é por isto que, até aqui, cozinhamos sempre para amigos. Deixo algumas fotografias deste evento que tanto prazer me deu realizar.

Beijinhos e bons cozinhados...para os amigos!
Cristina.









sábado, 24 de abril de 2010

ALCATRA COM ERVAS AROMÁTICAS

Ultimamente e novamente por influência da Feira da Primavera , os cogumelos têm abundado na minha casa. O Pedro Capela, da Míscaros à Mesa, apresenta sempre uma enorme variedade de cogumelos de excelente qualidade. As ervas aromáticas sempre estiveram bem presentes na minha vida. Por isso e  para as juntar a uma excelente carne mirandesa e aos espargos que começam a aparecer em força nos mercados, sugiro esta receita como casamento perfeito para todos estes ingredientes.
Foi esta a receita que apresentei esta 5ª feira, na Praça da Alegria.

Ingredientes: (para 2 pessoas)
Bifes de Alcatra - 2 (cortados grossos)
Cogumelos - 200 grs. (laminados)
Coentros - 1 molhinho
Espargos - 1 molhinho
Mistura de ervas aromáticas a gosto - q.b. (usei uma mistura em partes iguais de alecrim, mangerona, mangericão, salva e tomilho secos)
Alho - 4 dentes
Azeite - q.b.
Sal - q.b.
Pimenta - q.b.

Aquecer uma frigideira untada com um pouco de azeite. Passar as laterais dos bifes pela mistura de ervas aromáticas. Colocar na frigideira e deixar selar a carne, rapidamente, de ambos os lados, temperando com sal e pimenta (sal de ambos os lados e pimenta só de um). Retirar e reservar.
Noutra frigideira, aquecer um fiozinho de azeite e saltear os espargos até ficarem tenros (+/- cerca de 5 minutos). Reservar.

Esmagar os dentes de alho com a casca e levá-los ao lume, num tacho, com um fio de azeite. Deixar cozinhar um pouco e juntar os cogumelos laminados. Temperar de sal e pimenta e por fim polvilhar com os coentros picados grosseiramente. Retirar do lume e reservar.

Cortar os bifes de alcatra em tiras grossas, misturar com os cogumelos e levar ao lume por mais um minuto.
Servir com os espargos.

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!
Cristina.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

E A FEIRA DA PRIMAVERA CONTINUA

No passado sábado teve mais uma vez lugar no Cantinho das Aromáticas, a Feira da Primavera - feira de produtos biológicos e ecológicos. Infelizmente, o tempo voltou a não estar do nosso lado e, embora com algumas abertas, foi um dia de aguaceiros! Mas, mesmo assim, continuamos a ter a visita de imensas pessoas. E não é que já temos clientes habituais! :)

Nestas duas últimas semanas não tenho tido tempo de postar aqui nada, pelo que só agora deixo imagens do sábado anterior. Esse sim, o primeiro dia da Feira da Primavera com sol. E que magnífico dia de sol!

Desta vez, foram a Matilde e a Catarina que se juntaram à Beatriz! Com uma equipa de ajudantes deste calibre, só posso dizer que o sucesso continuou! O meu maior problema é que as voluntárias para esta feira são imensas. A dificuldade está em não deixar nenhuma de fora! :)

Deixo aqui algumas fotografias desse sábado para, quem sabe, o convencer a visitar-nos.
Nesta feira poderá encontrar desde ervas aromáticas e chás, legumes e frutas de produção biológica, mel, compotas, azeite, cogumelos, fornos solares, enchidos, sabonetes, vinho, chocolate... E claro, também muita, muita simpatia!









Os maravilhosos legumes e fruta e a simpatia da Raízes .



  












As crianças não resistem aos brinquedos da Baldufa.












A fantástica selecção de cogumelos que o Pedro sempre apresenta. É que apetece mesmo cozinhar!


A enorme variedade de chás dos nossos anfitriões do Cantinho das Aromáticas.

Mmm... Que cheirinho no ar!  Estão a grelhar enchidos na banquinha da Vifumeiro.