terça-feira, 23 de novembro de 2010

RISOTTO DE COGUMELOS E PRESUNTO

Esta é a primeira receita do livro "Receitas da Praça da Alegria" que executei na 4ª feira, dia 10 de Novembro, na RTP.

É uma receita que faço cá em casa milhões de vezes – muitas delas a pedido da minha filha. E muitas delas, quase sem ingredientes – casa de ferreiro, espeto de pau! Como tal é muitas vezes a imaginação, a pressa e o que tenho no frigorífico que ditam de que vai ser o risotto.

Esta receita trata-se de uma adaptação mais rápida, pois na realidade deveria ser feita com caldo de galinha caseiro. A verdade é que o tempo para cozinhar no dia-a-dia é sempre muito reduzido, por isso faço-a com caldo de galinha em cubinhos. É uma receita para aqueles dias em que chegamos tarde e em que não temos quase nada para cozinhar. Porque arroz, azeite, cebolas e vinho todos nós temos, quase sempre, em casa. A partir daqui é o que a imaginação ou o frigorífico ditar - curgetes, abóbora, cogumelos (frescos ou enlatados), presunto, bacon... Um dia, há falta de outros ingredientes, fiz com cubinhos de maçã e nozes. E ficou delicioso. A minha filha adora... e eu também!

Ingredientes: (para 4 pessoas)
Água - 1,5 l
Caldo de Galinha - 1 cubinho
Cogumelos frescos – 300 grs.
Arroz para risotto – 1 chávena e meia de chá  (se não encontrar arroz para risotto - arborio ou carnarolli - poderá fazer com arroz carolino)
Cebola picada – 1 (média)
Alho picado – 2 dentes
Presunto em cubinhos – 300 grs.
Caldo de Galinha – 1 cubo
Queijo parmesão – q.b. (em lascas)
Manteiga – 2 colheres de sobremesa
Vinho branco – 1 chávena e meia  de chá
Azeite - q.b.
Sal – q.b.
Pimenta preta – q.b.

Levar ao lume um tacho com 1,5 litros de água e um cubo de caldo de galinha (se desejar pode juntar mais 1/2 caldo, mas cuidado pois o presunto também é salgado).  Deixar ferver e manter sempre quente.

Neste caldo dar uma fervura rápida aos cogumelos até estarem cozinhados, retirá-los do caldo, escorrê-los e reservar.

Noutro tacho refogar a cebola com um pouco de azeite. Juntar o dente de alho, deixar refogar mais um pouco e por fim uma parte do presunto em cubinhos. Deitar o arroz (que não deve nunca ser lavado) e mexer até ficar translúcido. Juntar o vinho branco todo de uma vez e continuar a mexer até o vinho evaporar.

Reduzir o lume e a partir daqui ir sempre juntando, aos poucos, o caldo de galinha quente até o arroz estar cozido, mas “al dente” - é importante que o caldo que vai juntando esteja sempre quente, por isso mantenha-o sempre em lume brando.

Rectificar de sal e pimenta, juntar uma parte dos cogumelos (reservar os restantes para decoração) e retirar do lume.

Misturar a manteiga e as lascas de parmesão e mexer. Servir com os restantes cogumelos e os cubinhos de presunto por cima e mais lascas de queijo parmesão. Decorar com uma folha de mangericão fresco.

DICA:
Para descolar restos de arroz do fundo da panela, coloque um pouco de água e vinagre e deixe ferver. O arroz sairá com toda a facilidade.

E bom apetite e ... bons cozinhados com as "Receitas da Praça da Alegria"!