sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

COZINHAR COM UMA AMIGA

Poderia dizer que cozinhar me dá muito prazer. Não estaria a mentir... Mas, cozinhar com companhia é realmente o que mais gosto de fazer. Por isso, fiquei muito feliz quando a Mónica Pinto, do blog Pratos e Travessas, aceitou ser minha convidada no programa "Praça da Alegria". Em conjunto, realizamos um prato da sua autoria, o salmão grelhado com molho verde à italiana, cuja receita aqui deixo.
Para o acompanhar, sugeri uma esmagada de abóbora com batata doce, gratinada no forno com queijo e tomilho. Foi, realmente, uma experiência de cozinha com amigos, no seu melhor! :)
A Mónica abriu há cerca de 5 meses em conjunto com o João, seu marido (que é quem tão bem trata da sala), o Restaurante Pratos e Travessas, aqui pertinho, em Leça da Palmeira. Trata-se de um espaço bem acolhedor, com comida super caseira, produtos da melhor qualidade e sobremesas de comer e chorar por mais... Os meus preferidos são os Fofos de Polvo com Arroz de Polvo (sou fã de arroz de polvo malandrinho) e o maravilhoso Lombo com Alecrim (carne barrosã tenrissima e de primeira qualidade). Nas sobremesas, a eleição vai para o Pudim Abade de Priscos e para o Bolo de Chocolate - fantásticos!
No passado fim-de-semana, já por lá andaram a testar sobremesas novas para a carta de primavera/verão e claro, nós não nos importamos de servir de cobaia. Tinha um merengado de manga.... Meu Deus, que delícia! Está aprovadíssimo!
A Mónica está a fazer um óptimo trabalho, com uma escolha criteriosa dos melhores e mais frescos ingredientes e por isso merece todo o sucesso do mundo!

E foi assim que nos divertimos nesta manhã, a cozinhar com os amigos...

SALMÃO GRELHADO COM MOLHO VERDE À ITALIANA  E
ESMAGADA DE ABÓBORA COM BATATA DOCE 
Ingredientes: (para 4 pessoas)
4 lombos de salmão
Azeite – q.b.
Sal – q.b.
 
Para o m
olho verde à italiana:
2 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de funcho picado
2 dentes de alho ralados
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
1 colher de sopa de alcaparras picadas
1 colher de sopa de cornichons picados
150 ml. de azeite
50 ml. de vinagre de vinho tinto

Para a esmagada de abóbora com batata doce:
Abóbora – 4 pedaços (+/- cerca de 800 grs.)
Batata doce – 1
Batatas - 4 (médias)
Azeite – q.b.
Sal – q.b.
Pimenta – q.b.
Tomilho fresco – q.b.
Queijo ralado – 100 grs. (mistura de Mozzarella e Emmental e umas raspazinhas de Parmesão ou de Ilha) 

Num tacho de água com sal, cozer a abóbora, a batata doce e as batatas. Depois de cozidas, escorrê-las bem e esmagá-las com um garfo. Adicionar um pouco de azeite, rectificar o sal, temperar com pimenta e misturar o tomilho picado. Num recipiente próprio para forno, ou em pequenos ramequins, colocar o puré de abóbora e batata doce, polvilhar com queijo ralado e levar ao forno até dourar.
Temperar o salmão de sal e grelhar os lombos numa frigideira anti-aderente, bem quente.
Assim que começarem a ganhar cor (cerca de 2 minutos) virar e grelhar mais 2 minutos.


Preparar o molho juntando todos os ingredientes numa taça e misturando muito bem.


Servem-se os lombos regados com o molho e acompanhados com a esmagada de abóbora com batata doce decorada com raminhos de tomilho.


NOTA: Em relação ao queijo para gratinados, considero o mozzarella e o emmental óptimos para fundir, mas aqui, como precisamos de um paladar um bocadinho mais forte, para  não se tornar muito enjoativo, colocamos também umas raspas de parmesão ou de queijo da Ilha de S. Jorge, pois têm um picozinho de sal que vai fazer a diferença.


DICA:
Como refrescar rapidamente garrafas de vinho, quando não há espaço no frigorífico?
Colocar as garrafas num recipiente com cubos de gelo, uns punhados de sal grosso e um pouco de água. No espaço de cerca de uma hora  refrescarão. 

E bom apetite e bons cozinhados... com uma amiga!