sexta-feira, 9 de abril de 2010

CATAPLANA MAR E TERRA

Com esta semana de sol maravilhoso que tem estado cá no Porto, já nos apetece um prato a lembrar férias e Algarve. Por isso, nada melhor do que uma cataplana. E como nós somos consequência daquilo que nos rodeia e eu estou a sofrer uma "terrível" influência da Feira da Primavera :), esta cataplana tem também o elemento terra representado pelos fantásticos cogumelos do Pedro, pelos maravilhosos legumes da Raízes (cebolas, alhos, courgettes, tomates e pimentos) e pelos aromáticos coentros do Luís Alves do Cantinho das Aromáticas .

Foi esta a receita que apresentei ontem, na Praça da Alegria. E para minha grande surpresa, conheci a simpaticíssima Olga Cardoso que, antes de eu entrar em directo, me esteve a falar dos meus avós, pois conheceu e trabalhou com o meu avô. Fiquei muito feliz, mas também um bocadinho comovida.

Aquilo que me contou da minha avó é bem o retrato dela - enviou-lhe umas compotas e uns licores para a ajudar a restabelecer-se de uma operação. É engraçado como a comida tem este papel reconfortante e retemperador na nossa vida. Na minha tem. A comida também são miminhos.

Ingredientes: (para 2 pessoas)
Ameijoa c/ casca - 300 grs.
Mexilhão c/ casca - 8 unid.
Miolo de camarão - 100 grs.
Argolas de lulas - 100 grs.
Tamboril em cubos - 150 grs.
Cebola em rodelas finas - 1
Tomate em rodelas finas - 2
Alho em rodelas - 2 dentes
Courgette em rodelas - 1
Pimento verde - 1/4
Pimento vermelho - 1/4
Cogumelos laminados - 100 grs.
Coentros - 1 molhinho
Louro - 1 folha
Azeite - 1 fio (generoso)
Vinho branco - 1 dl.
Sal - q.b.
Pimenta - q.b.
Margarina - q.b.

Untar ambas as partes de uma cataplana com margarina. Colocar em camadas na cataplana (ou num tacho) metade da cebola, do alho, do tomate e dos pimentos. Salpicar com coentros partidos grosseiramente.
Colocar uma camada de cogumelos, de courgette, de tamboril, de argolas de lulas, de miolo de camarão, a folha de louro e nova camada com a restante cebola, tomate, alho e pimentos. Temperar de sal e pimenta, regar com um fio generoso de azeite e com o vinho branco. Salpicar de novo com coentros partidos grosseiramente e com pedaçinhos de margarina. Fechar a cataplana e levar ao lume por cerca de 15 minutos. Passados os 15 minutos retirar a cataplana do lume e abri-la com cuidado. Introduzir as ameijoas e os mexilhões. Fechar de novo e levar ao lume por mais cerca de 10 minutos. Servir abrindo com cuidado e apenas na mesa para todos poderem apreciar o maravilhoso aroma que exala, acompanhado de boas fatias de pão saloio.

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!
Cristina.