Já que estamos em época de fazer conservas e compotas, nada melhor que um doce de abóbora com canela para fazer companhia ao Queijo Serra da Estrela - e assim surgiram estas trouxinhas.
A rubrica de culinária irá para o ar, diariamente, cerca das 11h45 e eu lá estarei todas as 5ª feiras, para convosco poder partilhar a minha paixão pela cozinha!
Ingredientes: (para 4 pessoas)
Massa filo – 1 embalagem de 250 grs.
Manteiga derretida para pincelar – 50 grs.
Queijo Serra da Estrela – q.b.
Nozes- q.b.
Abóbora – 1 kg (já descascada e cortada em cubos)
Açúcar – 800 grs.
Canela em pau – 3 pauzinhos
Canela em pó- q.b.
Açúcar em pó – q.b.
Gelado (sabor à escolha) – q.b.
Modo de fazer:
Coloque num tachinho a abóbora com o açúcar e os paus de canela, mexa e deixe em repouso por cerca de uma hora, até ganhar calda. Mexa de novo e leve ao lume até a abóbora se apresentar cozida e o doce fazer estrada. Passe com a varinha mágica e reserve (facultativo - se gostar pode deixar os pedaços de abóbora inteiros).
Separe três folhas de massa filo, estenda-as sobre a mesa e corte-as em quadrados. No centro do quadrado disponha uma porção de queijo Serra da Estrela, polvilhe com algumas nozes e feche a trouxinha, juntando os quatro cantos no centro. Repita a operação para as restantes três trouxinhas. Pincele com a manteiga derretida e leve ao forno alguns minutos até cozer.
Sirva ainda quente com uma colherada de doce de abóbora, uma bola de gelado à escolha e polvilhe com o açúcar em pó, a canela em pó e algumas nozes.
DICA:
Todos sabemos que o queijo Serra da Estrela deve ser aberto, cortando um círculo no topo do queijo e retirando uma tampa. Por aí, se vai retirando o queijo que desejarmos servir.
Para aproveitar esta casca de queijo vazia, podemos recheá-la com carne, com arroz, com massa e levar ao forno alguns minutos.
E bom apetite e bons cozinhados... com os amigos!