sexta-feira, 8 de abril de 2011

COZINHAR COM UMA AMIGA E CARNE DE PORCO FRITA COM MIGAS DE FEIJÃO FRADE

 Tenho estado a trabalhar num novo projecto que me tem entusiasmado imenso e me tem tomado a maior parte do tempo, por isso estou com um enorme atraso na postagem das receitas das últimas semanas.
Há uma receita em particular que não posso deixar de referir, pois embora não sendo da minha autoria,  me deu especial prazer executar na Praça da Alegria. E esse prazer foi, não só pela receita em si, mas também pelo facto de ter conhecido pessoalmente a Milú, a Abelhinha do blog A Colmeia da Abelha, que aceitou ser minha convidada no programa. Esta possibilidade de partilha e a oportunidade de contacto com pessoas com os mesmos interesses que nós, é sem dúvida um dos aspectos muito positivos da blogosfera.  Em conjunto e com muito divertimento à mistura, elaboramos esta maravilhosa receita tão portuguesa.
Ingredientes:
Para a carne de porco frita:
Carne de porco – 600 grs.
Alho picado – 3 dentes
Louro – 2 folhas
Sal – q.b.
Pimenta – q.b.
Cominhos – q.b.
Colorau – q.b.
Vinho branco – q.b.
Banha de Porco – 2 colheres de sopa
Salsa- 1 molhinho pequeno
Pickles – q.b.
Azeitonas – q.b.

Modo de fazer:
Tempere os cubos de carne com sal, pimenta, colorau, cominhos, a folha de louro, o alho picado e o vinho branco. Deixe a marinar para ganhar gosto.
Num tacho derreta a banha e frite a carne por toda. Deixe cozinhar e junte o líquido da marinada, deixando acabar de cozinhar bem.

Ingredientes:
Para as migas de feijão-frade:
Feijão-frade – 1 lata
Couve cortada para caldo-verde – 150 grs.
Miolo de broa de milho – 150 grs.
Azeite – 4 colheres de sopa
Alho picado – 4 dentes
Sal – q.b.
Pimenta – q.b.

Modo de fazer:
Coza as couves já cortadas em água temperada com sal, durante cerca de 8 minutos. Escorra-as, passe-as por água fria e escorra-as de novo. Reserve.
Escorra o feijão-frade e reserve.
Leve ao lume um tacho com o azeite e os dentes de alho picados até ficarem lourinhos. Junte o feijão-frade e as couves e misture cuidadosamente com um garfo. Acrescente o miolo de broa esfarelado e tempere com um pouco de pimenta.

DICA:
Para conservar alhos:
Coloque os dentes de alho descascados num frasco com azeite. Assim, conservar-se-ão por mais tempo e quando necessitar deles estão prontos a usar. O azeite aromatizado com os dentes de alho, também poderá ser utilizado quer para os refogados, quer para temperar saladas.

E bom apetite e bons cozinhados... com os amigos!