quarta-feira, 13 de março de 2013

XXII FESTA DO QUEIJO SERRA DA ESTRELA 2013

Foi no passado fim-de-semana, dias 9 e 10 de março, que teve lugar em Oliveira do Hospital, aquela que é considerada como a maior feira de Queijo Serra da Estrela do nosso país.

Para além do Queijo Serra da Estrela e do requeijão, a feira apresentava também enchidos, mel, doces tradicionais, licores, vinhos do Dão, azeite e artesanato.
O programa foi intenso e contou com actividades pensadas para todas as idades: uma Escolinha do Queijo para os mais novos, mostra de tosquia de Ovelhas Serra da Estrela, fabrico ao vivo de Queijo Serra da Estrela, apresentação ao vivo de cães Serra da Estrela, animação de rua, fanfarras, ranchos folclóricos, grupos de cavaquinhos, concertinas, bombos, cantares e o XXIV Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela.

Estive presente no evento, a convite da organização, para apresentar um show-cooking baseado em produtos Serra da Estrela, um workshop de culinária para crianças e para integrar o júri do concurso de gastronomia "Com queijo Serra da Estrela".




Neste evento, contei com o apoio dos alunos das turmas de Cozinha/ Pastelaria e Restaurante/Bar, da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, a quem tenho que deixar aqui um sincero elogio pela atitude, profissionalismo e responsabilidade demonstrados durante todo o evento. Trabalhar com profissionais assim empenhados é, sem dúvida,  um enorme prazer. Graças a eles saí deste fim-de-semana cheia de energia e inspiração para novos projectos.
O que mais me marcou nesta experiência foi essencialmente a simpatia de todos com quem contactei e foi extremamente gratificante sentir o carinho e apreço do público que veio a esta feira.
Não posso deixar de referir todo o apoio prestado pelos representantes da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no decorrer de todo o evento. Um agradecimento especial à Exma. Sra. Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital Dra.Graça Silva, cuja gentileza e amabilidade não posso deixar de salientar.
O meu muito obrigada também, ao jornalista Luís Maia que, de forma bem divertida, apresentou o evento e aos decoradores Gil e Alberto, uma presença sempre amiga e encorajadora.
É assim que se recebem as pessoas em Oliveira do Hospital. O meu muito obrigada!