segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PÊSSEGOS CARAMELIZADOS COM MASCARPONE, BAUNILHA E ALECRIM

Pêssegos fazem-me lembrar o verão, tardes quentes no campo, calor e o aroma perfumado da fruta doce no ar. Esta receita é uma celebração do verão, em dias quentes de outono - trinta e tal graus em Outubro foi motivo para celebrar!
Juntei-lhe na dica um chá gelado, óptimo para essas tardes quentes, mas que, servido bem quentinho, é bem mais apropriado para o frio que entretanto foi chegando. É um chá bem perfumado com os aromas da fruta, mel, limão, canela, cravinho e hortelã. Obrigatório na noite de Natal.

Ingredientes:
Pêssegos (carecas) – 4
Mel – 6 colheres de sopa
Vinho do Porto – 1 dl (se for preciso, um pouco mais)
Vinho branco – 4 colheres de sopa
Queijo Mascarpone – 250 grs.
Baunilha - ½ colher de chá
Açúcar em pó – 1 colher de sopa
Amêndoas laminadas – q.b.
Alecrim seco – q.b.
Hortelã – q.b.

Modo de fazer:
Leve as amêndoas laminadas ao lume, numa frigideira e deixe-as alourar, sem qualquer gordura. Retire do lume e reserve.
Corte os pêssegos em quartos, retirando o caroço, mas sem descascar. Leve ao lume uma frigideira e nela coloque os pêssegos em quartos. Regue-os com o mel, uma parte do vinho do Porto e uma parte do vinho branco. Vá mexendo para caramelizarem por todo e vá refrescando com o restante vinho branco e vinho do Porto, se necessário. Salpique com um pouco de alecrim seco e retire do lume. Reserve.
Bata o queijo mascarpone com o açúcar em pó e a baunilha e reserve.
Num prato coloque os pêssegos em quartos, o queijo mascarpone e salpique com as amêndoas laminadas. Decore com um raminho de hortelã.

Nota: Esta receita torna-se mais económica, substituindo o queijo mascarpone, por 200 ml de natas batidas com 2 colheres de sopa mal cheias de açúcar e 1/2 colher de chá de baunilha em pó.

DICA :
Aproveitar as cascas dos pêssegos

Pode fazer-se um um óptimo chá, fervendo em água as cascas dos pêssegos, paus de canela, alguns cravinhos, 1/2 maçã cortada em meias-luas, uma casca de limão e mel. Depois de deixar ferver alguns minutos adiciona-se um raminho de hortelã e pode beber-se bem quente ou, em dias de calor, bem fresco, com várias pedras de gelo e uma rodela de limão.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

WORKSHOP DE CULINÁRIA

E assim foram os workshops de culinária, que se realizaram nos dias 15 e 16 de Outubro, na Quinta da Camarinha, na Praia da Granja. Cheios de boa disposição e com muito divertimento à mistura.
No sábado, o tema eram os "Doces de Natal" e, por isso, os aromas do açúcar, do leite, do mel e da canela encheram o ar, como uma antevisão do Natal, que está cada vez mais próximo.
  
 A fritar os bolinhos de bolina.
 As anotações de uma "aluna" muito aplicada.

 No domingo concentramo-nos em elaborar um menu completo. Foi um grupo animado e cheio de entusiasmo - porque a culinária é essencialmente partilha e troca de experiências.


  A pasta hummus.



  Uma aluna "bimbólica", a quem eu tentei seduzir com os prazeres da cozinha com tempo...
  O risotto de cogumelos.

 E, como era obrigatório experimentar tudo, provamos também o creme de brócolos que cozinhamos.

  O bacalhau com grão e migas de brócolos.

 A mousse de morangos com menta.

Pessoalmente e para mim,  foi uma experiência fantástica. Tive a oportunidade de poder conhecer pessoas maravilhosas e tentar transmitir o meu entusiasmo e paixão pela cozinha. E daqui já saíram novas ideias, para novos projectos. E é esta energia contagiante que não podemos perder!
A todos aqueles que participaram nestes workshops, deixo aqui o meu agradecimento, pois foi um enorme prazer ter-vos conhecido.
E já se fala em novos workshops...

E muita paixão e bons cozinhados...com os novos amigos!
Cristina

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

WORKSHOPS DE CULINÁRIA

Este fim-de-semana, sábado 15 e domingo 16 de Outubro, estarei na Quinta da Camarinha, na Praia da Granja, a orientar dois workshops de culinária. 

· 15 de Outubro: Doces de Natal – aprenda a confeccionar os doces que nos fazem “perder a cabeça” na época Natalícia!

· 16 de Outubro: Cozinha para “Tótós” - para aqueles que dizem que não sabem cozinhar, este workshop ensinará receitas fáceis, rápidas e que impressionarão o(s) seu(s) primeiros convidados!

Horário: às 15 horas, com duração aprox. de 4 horas

Valor por pessoa: 35,00€/sessão

Inscreva-se já, porque temos limite máximo de participantes!

Informações e reservas através do número 917 234 175 ou do e-mail ariana.pinheiro@quintadacamarinha.com.

E boas receitas e bons cozinhados... com os amigos!