quarta-feira, 16 de março de 2011

SONHOS DE BRIOCHE


 Esta receita fez-me voltar um pouco à minha infância... Lembro-me que, quando era pequena, na cozinha nada se deitava fora. Tudo o que sobrava servia para ser transformado numa nova refeição. E assim era também com o pão. Com as sobras de pão do dia anterior,  a minha avó fazia uns "Sonhos de Pão" (assim se chamava a receita original), que todos adorávamos. 
Aos mais gulosos, aconselho a servi-los com um chocolate quente. Imperdível! 
Ingredientes:
Brioches – 5 (de véspera)
Ovos – 5
Farinha – 5 colheres de sopa (se necessário um pouco mais)
Açúcar – 1 colher de sopa
Fermento em pó – 1 colher de café
Óleo (para fritar) – q.b.
Açúcar e canela (para polvilhar) – q.b.

Cortar os brioches em pedaços e colocar a amolecer num pouco de água.
Enquanto os brioches amolecem, batem-se os ovos com o açúcar. Misturam-se os brioches bem espremidos e continua-se a bater. Por fim junta-se a farinha e o fermento em pó passados pela peneira. Bate-se tudo e fritam-se às colheradas, em óleo bem quente. Depois de fritos, escorrem-se e passam-se por açúcar e canela.

DICA:
Antes de misturar o fermento nas suas receitas agite sempre a lata. O fermento é uma mistura de ingredientes que, em repouso, se separam. Para se voltarem a misturar deve agitar a lata.

E bom apetite e bons cozinhados... com os amigos!

sexta-feira, 11 de março de 2011

CREME DE ABÓBORA COM AZEITE DE ALECRIM

Uma sopa é sempre algo que aconchega e reconforta e esta tem a particularidade de, com a fatia de abóbora assada, constituir uma refeição. Resulta num prato muito agradável, com o contraste do salgado do presunto com o adocicado da abóbora assada, na fatia de pão.                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

Ingredientes:
Para a abóbora assada:
Abóbora – 4 fatias (com a casca)
Alecrim fresco – q.b.
Azeite – q.b.
Presunto – 4 fatias
Pão saloio – 4 fatias
Sal - q.b.

Para a sopa:
Alho francês – 2 pés (só a parte branca)
Abóbora – 600 grs. (descascada e cortada em cubos)
Curgete – 1 (descascada e cortada em cubos)
Cenoura – 2 (descascadas e cortadas em cubos)
Margarina – 30 grs.
Sal – q.b.
Caldo de galinha – 1

Num tabuleiro coloque as 4 fatias de abóbora com a casca. Polvilhe com um pouco de sal (facultativo) e regue com um fio de azeite. Espalhe por cima os raminhos de alecrim e leve ao forno a 200º C por cerca de 45 minutos. Retire e enrole cada fatia de abóbora numa fatia de presunto e leve ao forno por mais 15 minutos. Coloque as 4 fatias de pão no forno a torrar ligeiramente. Retire e reserve.

Numa panela derreta a margarina e junte o alho francês bem lavado e cortado em tiras. Deixe cozinhar um pouco e adicione a abóbora, a cenoura, a curgete, um pouco de água e o caldo de galinha. Deixe suar um pouco com a panela tapada. Junto a restante água e leve de novo ao lume até os legumes estarem todos cozidos. Retire do lume e passe com a varinha-mágica. Sirva o creme regado com um fiozinho do azeite de assar a abóbora e acompanhado de uma fatia de pão torrado regado com o mesmo azeite e de uma talhada de abóbora com presunto.

DICA:
Para perfumar a casa, leve ao forno (+/- 150º C), um tabuleiro com ramos de alecrim, por cerca de 30 minutos. Abra a porta do forno e o aroma espalhar-se-á pela casa toda.

E bom apetite e bons cozinhados... com os amigos!