segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ARROZ DE CARQUEJA

Depois de uma visita à zona de Oliveira do Hospital, nada como este arroz de forno para utilizar os magníficos enchidos que de lá trouxemos. Esta receita de arroz de carqueja foi apresentada na 5ª feira, dia 6 de Janeiro, na "Praça da Alegria".

 Ingredientes: (para 4 pessoas)
Arroz agulha – 2 chávenas
Salpicão – 1/2 (em rodelas)
Chouriço de carne – 1 (metade cortado em cubinhos e metade cortado em rodelas)
Presunto – 200 grs. (em tiras grossas)
Perú desfiado – 400 grs.
Carqueja – 1 molho
Cebola picada - 1
Castanhas congeladas – 1 chávena
Azeite – q.b.
Sal – q.b.
Queijo ralado – a gosto

Coloque uma panela com água a ferver e faça uma infusão com a carqueja. Deixe repousar um pouco e retire a carqueja, mas tendo o cuidado de deixar alguns raminhos para colocar no arroz.
Num tacho leve ao lume o azeite, junte o chouriço e o salpicão em rodelas, o presunto em tiras e deixe alourar. Retire os enchidos e reserve. No azeite em que salteou os enchidos, aloure as castanhas e reserve.
Noutro tachinho leve ao lume o azeite com a cebola, deixe alourar e junte o chouriço cortado em cubinhos. Junte o arroz lavado e escorrido, tempere de sal, deixe fritar e adicione 3 chávenas da infusão de carqueja (com alguns raminhos desta erva) e as castanhas e tape. Deixe ferver e cozinhar até evaporar a maior parte da água e desligue.
Num tabuleiro próprio para ir ao forno e à mesa, faça uma camada com uma parte do arroz, o perú desfiado e uma parte dos enchidos e cubra com o restante arroz. Regue com a gordura que sobrou de alourar as carnes e decore com os restantes enchidos. Se gostar, cubra com o queijo ralado e leve ao forno até alourar e o arroz terminar de cozinhar. Sirva bem quente.

DICA:
Quais as proporções que devemos calcular para fazer um arroz seco?
Para fazer um arroz seco, as proporções deverão ser de uma chávena de arroz para cada chávena e meia de água.

E bom apetite e bons cozinhados... com os bons produtos da nossa terra!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

CARIL DE CAMARÃO NA ABÓBORA

Foi esta foi a última receita apresentada no ano de 2010, na "Praça da Alegria". Quem nos acompanhou na confecção deste caril foi a Natália, uma telespectadora natural da bela vila de Aviz, no Alentejo, mas que reside há já alguns anos no Luxemburgo. A Natália costuma acompanhar o programa via RTP Internacional, candidatou-se através do facebook e ganhou o livro "As receitas da Praça da Alegria".

A partir deste mês de Janeiro, volto a estar presente quinzenalmente na "Praça da Alegria" às 5ª feiras, a começar já esta semana, 5ª feira, dia 6.

Ao servir este caril, devemos ir retirando pedaços da abóbora assada do interior. É deliciosa, resulta num prato visualmente muito “decorativo” e quando recebemos amigos podemos fazê-la previamente, até ao ponto em que adicionamos a abóbora em cubos. Quando servirmos, aquecemos o caril e só precisamos de misturar o camarão e o sumo de lima, deixamos cozinhar e colocamos dentro da abóbora.

Ingredientes: (para 6 pessoas)
Abóbora inteira – 1
Óleo (para pincelar) – q.b.
Abóbora em cubos grandes – 1,200 kg
Miolo de camarão 30/50 – 1,200 Kg
Leite de côco – 1 lata (400 ml)
Côco ralado – 1 chávena de chá
Pasta de caril amarelo – 1 saqueta (50 grs.)
Coentros (picados) – 1 molhinho
Cebola (picada) - 1
Alho (picado) – 1 dente
Gengibre – 1 pedaço pequeno
Tomate (maduro, cortado em cubinhos) – 1
Lima - ½ (raspa e sumo)
Camarão inteiro (para decorar) - 12

Lavar muito bem todo o exterior da abóbora inteira, secar com papel de cozinha e abrir uma tampa.
Com uma colher retirar as sementes do interior da abóbora, tentando não a danificar. Pincelar toda a parte exterior da abóbora com óleo. Levar num tabuleiro ao forno a 200º C, virada para baixo, com a tampa ao lado, por cerca de uma hora. Retirar do forno e deixar arrefecer. Reservar.
Numa tacho refogar em azeite a cebola,o dente de alho e o gengibre picados. Juntar o tomate em cubinhos e deixar cozinhar mais um pouco.
Separar a parte mais líquida da parte mais espessa do leite de côco. Na parte mais líquida misturar o côco ralado e, noutro tachinho, levar ao lume até ferver. Passar com a varinha mágica (poderá coar num passador) e adicionar ao refogado. Na parte mais espessa, desfazer a pasta de caril. Misturá-la também ao refogado e deixar ferver de novo. Juntar os cubos de abóbora, deixar cozinhar um pouco, o miolo de camarão e o sumo e raspa de ½ lima. Deixar fervilhar e retirar do lume.
Colocar o caril dentro da abóbora, decorar com os camarões inteiros e polvilhar com os coentros picados. Servir com arroz basmati.

NOTA:
Ir verificando o grau de cozedura dos cubos de abóbora, não os deixando cozinhar demais, pois muito facilmente se desfazem no molho.
Para os mais resistentes, adicionar piri-piri a gosto.

DICA:
Como abrir tampas de frascos que se encontrem muito apertadas?Bater com o bordo da tampa do frasco, a toda a volta, na beira do balcão da cozinha, de forma a retirar o ar que se possa ter formado. Depois deste procedimento, o frasco abrirá com muito maior facilidade.

E bom apetite e bons cozinhados... com as "Receitas da Praça da Alegria"!