quinta-feira, 25 de novembro de 2010

GRATINADO DE COURGETTES

Apresentei ontem, esta receita do livro "Receitas da Praça da Alegria". Foi-me ensinada na Suiça, andava eu às compras numa queijaria na zona de La Gruyère, por uma simpática senhora italiana, aí residente. Como todos sabem os italianos falam muito e eu não lhes fico atrás, por isso tratamos logo de, ali mesmo, trocar algumas receitinhas. Quem sabe a esta hora, na Suiça, não estará algum italiano a comer umas Tripas à moda do Porto?! :):)

A receita original era com queijo Gruyère ou Parmesão. Depois de mais algumas alterações e como sou portuguesa e adepta do consumo de produtos nacionais, optei pela introdução do nosso maravilhoso queijo da Ilha de S.Jorge, nos Açores, que me parece que também resulta muito bem neste prato.

Trata-se de um prato simples, para um jantar rápido e extremamente versátil em relação aos ingredientes – também aqui podemos andar um pouco à vontade do nosso frigorífico – podemos fazer com courgettes, com beringelas, com cogumelos, com tomates-cereja (sendo adicionados quase no final fica óptimo) e com a mistura de ingredientes de que gostarmos ou que tivermos em casa.  O gratinado da fotografia levou tomate-cereja e espargos verdes.

Pode servir-se sózinho ou acompanhado com carnes frias e uma boa fatia de pão. Confesso que, no meu caso, sirvo quase sempre apenas com o pão.

A vencedora do passatempo lançado pela "Praça da Alegria" no Facebook foi a Emília Antunes, com um "Doce de Panela". A Emília é uma cozinheira de mão-cheia, com imensas receitas que logo se dispôs a partilhar. Para nos dar uma mãozinha na confecção desta receita, tivemos também a companhia da filha da Emília, a simpática e despachada Juliana, que no meu caso também foi uma preciosa ajuda. Às duas envio um grande beijinho.

Ingredientes: (para 4 pessoas)
Courgettes – 1,300 kgs.
Cogumelos frescos laminados – 300 gr.
Presunto em cubos – 200 grs.
Azeite – 1 dl.
Natas – 400 ml.
Queijo da Ilha ou Queijo Parmesão (em lascas) – 100 grs.
Pinhões – 50 grs.
Salva fresca – 6 folhas (picadas)
Sal – q.b.
Pimenta – q.b.

Aquecer o forno a 200º C.

Colocar os os pinhões numa frigideira e levar ao lume até alourarem, sem deixar queimar. Reservar.

Cortar as courgettes em cubos grandes com a casca.

Num tacho levar ao lume o azeite e os cubinhos de presunto. Deixar alourar. Juntar as courgettes e deixar cozinhar mais um pouco. Adicionar os cogumelos laminados, temperar de sal e pimenta e deixar cozinhar mais um pouco (tendo o cuidado de deixar os legumes ligeiramente crocantes).

Retirar do lume, adicionar os pinhões e a salva picada. Com uma escumadeira retirar para um passador de rede, tendo o cuidado de escorrer o excesso de líquido que se formou (das courgettes e dos cogumelos). Colocar num tabuleiro de forno, regar com as natas, polvilhar com 1/4 do queijo lascado e misturar com suavidade. Polvilhar com o restante queijo e levar ao forno até alourar.

Servir acompanhado por uma selecção de carnes frias e uma boa fatia de pão caseiro.

DICA:
Como fazer para que o queijo não seque e se mantenha fresco por mais tempo?
Sempre que o utilizarmos, passá-lo com um papel de cozinha molhado em azeite. Assim, permanecerá mais tempo sem secar.

E bom apetite e bons cozinhados... com as "Receitas da Praça da Alegria"!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

TERRINA DE VITELA COM CEBOLINHAS

Embora com uma semana de atraso, aqui deixo mais uma receita do livro "Receitas da Praça da Alegria" que apresentei na passada 4ª feira, dia 17 de Novembro.

Através de um passatempo que a RTP lançou através do Facebook, os telespectadores concorrem enviando receitas ou dicas para tornar um prato mais especial, habilitando-se assim a uma ida ao estúdio, para assistir ao programa ao vivo e a receber um exemplar do livro "Receitas da Praça da Alegria". Têm sido imensas as pessoas a concorrer, mas a seleccionada neste dia foi a Patrícia Coelho, com uma maravilhosa receita de "Bacalhau à Minha Moda". Aproveito também para divulgar que a Patrícia também tem recentemente um blog, onde vai colocando os lindos e inspirados trabalhos manuais que faz. Aconselho quem gostar deste tema a visitá-la aqui .

Ingredientes:
Carne de vitela para estufar – 600 grs. (cortada em cubos grandes)
Chouriço (cortado em cubinhos) - ½
Cebola picada – 1
Alho picado – 2 dentes
Tomate (cortado em cubinhos) – 1 (bem madurinho)
Cebolinhas pequenas - 24
Louro – 1 folha
Salsa – 1 molhinho
Azeite – 1 dl
Vinho branco – 2 chávenas chá
Vinho do Porto – 1 cálice
Sal – q.b.
Pimenta – q.b.

Comece por descascar e lavar as cebolinhas pequenas. Reserve.

Leve ao lume um tacho com o azeite, a cebola picada e a folha de louro. Deixe cozinhar um pouco e adicione o alho picado e por fim o chouriço em cubinhos. Deixe largar um pouco do sabor do chouriço e junte o tomate em cubinhos. Deixe refogar um pouco e junte a carne, 1 chávena de vinho branco e o vinho do Porto.Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando, por cerca de 1 hora e meia a duas horas ou até a carne se encontrar tenra.

Quase no final da cozedura juntar as cebolinhas e o molhinho de salsa inteira e deixar cozinhar mais um pouco, até as cebolinhas se apresentarem macias, mas sem se desfazer. Rectificar os temperos.

Conforme a carne vai cozinhando, ir juntando o restante vinho branco, de acordo com a necessidade. Servir com arroz branco e fatias de pão frito.

Pão frito – Cortar fatias de pão saloio. Levar uma frigideira ao lume com azeite e deixar aquecer. Neste azeite fritar as fatias de pão, retirar e escorrer em papel de cozinha. Servir de seguida, colocando na travessa em volta da carne.

DICA:
Como descascar mais facilmente as cebolinhas? Antes de serem descascadas, mergulhá-las em água a ferver por alguns segundos.

E bom apetite e bons cozinhados... com as "Receitas da Praça da Alegria"!

RISOTTO DE COGUMELOS E PRESUNTO

Esta é a primeira receita do livro "Receitas da Praça da Alegria" que executei na 4ª feira, dia 10 de Novembro, na RTP.

É uma receita que faço cá em casa milhões de vezes – muitas delas a pedido da minha filha. E muitas delas, quase sem ingredientes – casa de ferreiro, espeto de pau! Como tal é muitas vezes a imaginação, a pressa e o que tenho no frigorífico que ditam de que vai ser o risotto.

Esta receita trata-se de uma adaptação mais rápida, pois na realidade deveria ser feita com caldo de galinha caseiro. A verdade é que o tempo para cozinhar no dia-a-dia é sempre muito reduzido, por isso faço-a com caldo de galinha em cubinhos. É uma receita para aqueles dias em que chegamos tarde e em que não temos quase nada para cozinhar. Porque arroz, azeite, cebolas e vinho todos nós temos, quase sempre, em casa. A partir daqui é o que a imaginação ou o frigorífico ditar - curgetes, abóbora, cogumelos (frescos ou enlatados), presunto, bacon... Um dia, há falta de outros ingredientes, fiz com cubinhos de maçã e nozes. E ficou delicioso. A minha filha adora... e eu também!

Ingredientes: (para 4 pessoas)
Água - 1,5 l
Caldo de Galinha - 1 cubinho
Cogumelos frescos – 300 grs.
Arroz para risotto – 1 chávena e meia de chá  (se não encontrar arroz para risotto - arborio ou carnarolli - poderá fazer com arroz carolino)
Cebola picada – 1 (média)
Alho picado – 2 dentes
Presunto em cubinhos – 300 grs.
Caldo de Galinha – 1 cubo
Queijo parmesão – q.b. (em lascas)
Manteiga – 2 colheres de sobremesa
Vinho branco – 1 chávena e meia  de chá
Azeite - q.b.
Sal – q.b.
Pimenta preta – q.b.

Levar ao lume um tacho com 1,5 litros de água e um cubo de caldo de galinha (se desejar pode juntar mais 1/2 caldo, mas cuidado pois o presunto também é salgado).  Deixar ferver e manter sempre quente.

Neste caldo dar uma fervura rápida aos cogumelos até estarem cozinhados, retirá-los do caldo, escorrê-los e reservar.

Noutro tacho refogar a cebola com um pouco de azeite. Juntar o dente de alho, deixar refogar mais um pouco e por fim uma parte do presunto em cubinhos. Deitar o arroz (que não deve nunca ser lavado) e mexer até ficar translúcido. Juntar o vinho branco todo de uma vez e continuar a mexer até o vinho evaporar.

Reduzir o lume e a partir daqui ir sempre juntando, aos poucos, o caldo de galinha quente até o arroz estar cozido, mas “al dente” - é importante que o caldo que vai juntando esteja sempre quente, por isso mantenha-o sempre em lume brando.

Rectificar de sal e pimenta, juntar uma parte dos cogumelos (reservar os restantes para decoração) e retirar do lume.

Misturar a manteiga e as lascas de parmesão e mexer. Servir com os restantes cogumelos e os cubinhos de presunto por cima e mais lascas de queijo parmesão. Decorar com uma folha de mangericão fresco.

DICA:
Para descolar restos de arroz do fundo da panela, coloque um pouco de água e vinagre e deixe ferver. O arroz sairá com toda a facilidade.

E bom apetite e ... bons cozinhados com as "Receitas da Praça da Alegria"!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

LIVRO "RECEITAS DA PRAÇA DA ALEGRIA"

Sim, é agora uma realidade, vai sair o livro "Receitas da Praça da Alegria", no próximo dia 15 de Novembro, uma parceria da RTP e da Impala! Foi um projecto em que me deu imenso prazer colaborar e por isso estou entusiamadissima com o resultado final.
Para o livro foram seleccionadas dois tipos de receitas - mais simples, para o dia a dia e mais especiais para dias festivos ou para quando recebemos amigos em casa.
A apresentação oficial do livro será no El Corte Inglês de Vila Nova de Gaia, no sábado, dia 4 de Dezembro, pelas 16 horas. Agradeço a todos aqueles que puderem aparecer, para partilhar este momento tão especial.
Já agora aproveito também para informar que desde a passada semana, a minha ida à Praça da Alegria passou a ser à 4ª feira. Por isso, a partir de agora, passarei a estar no programa todas as quartas-feiras, no horário habitual, cerca das 11h45m, para apresentação da rubrica de culinária.
Para quem me quiser acompanhar, até 4ª feira e... bons cozinhados!
Cristina

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

BACALHAU COM BROA DE AVINTES E NATAS DE SOJA

Esta receita é da autoria da muito querida Milú, a Abelhinha do blog A Colmeia da Abelha, que muito amavelmente acedeu a que eu a apresentasse hoje, na "Praça da Alegria". Fiz-lhe apenas pequeníssimas alterações, uma das quais foi a utilização da Broa de Avintes (um produto aqui da região).

À Milú, os meus agradecimentos por tão gentilmente partilhar connosco as suas receitas.

Ingredientes: ( para 4 pessoas)
Bacalhau - 4 postas
Broa de Avintes – 500 grs.
Batatas aos cubos – 1 kg.
Natas de soja – 3 pacotes
Salsa – 20 grs.
Azeitonas pretas em rodelas – 1 frasco
Presunto em cubos – 200 grs.
Queijo ralado – q.b.
Cebola – 2 (em meias-luas finas)
Alho – 3 dentes (em lâminas finas)
Azeite – 30 ml
Pimenta preta - q.b.
Sal fino - q.b.
Sal grosso - q.b.
Louro – 1 folha

Cozer o bacalhau em água com uma pitada de sal e desfazer em lascas retirando a pele e as espinhas. Reservar.

Fritar as batatas em cubinhos, temperar de sal fino e reservar.

Picar a broa e a salsa e reservar.

Num tacho alourar a cebola em azeite com uma folha de louro. Juntar os dentes de alho laminados e deixar cozinhar mais um pouco. Adicionar o presunto em cubinhos, o bacalhau lascado e por fim as azeitonas. Temperar com pimenta preta. Retirar a folha de louro e juntar as natas. Misturar as batatas fritas e envolver tudo.

Colocar o preparado de bacalhau num tabuleiro de ir ao forno e polvilhar com queijo ralado a gosto e a broa com salsa.

Levar ao forno a gratinar durante cerca de 15 minutos.

DICA:
Para conservar a salsa mais tempo verde e fresca lave-a, escorra-a bem e guarde-a num frasco de vidro com tampa, no frigorífico. Este conselho serve também para os coentros.

E bom apetite e bons cozinhados... com as receitas dos amigos!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O CASAMENTO DA SÓNIA E DO RUI

Foi a 10 de Junho que teve lugar o casamento dos queridos Sónia e Rui. Aconteceu na Quinta da Camarinha, em Vila Nova de Gaia, um espaço fantástico, cenário ideal para o casamento de conto de fadas que a Sónia tinha imaginado. 
A decoração esteve a cargo das hábeis mãos da decoradora Carolina Oliveira, do Porto.


Deixo algumas fotografias deste dia maravilhoso, em que o único senão foi o tempo, pois a partir do final da tarde choveu copiosamente. Mas, como já diz o ditado, casamento molhado, casamento abençoado, e assim seja para ambos!
 



terça-feira, 2 de novembro de 2010

SALADA DE SALMÃO


Tentando pôr em ordem as receitas que ainda tenho em atraso, deixo aqui hoje a receita apresentada na "Praça da Alegria", na 6ª feira, 9 de Julho. É uma receita bastante fresca e por isso ideal para guardar para o verão.

Ingredientes:  (para 2 pessoas)
Lombo de Salmão Fumado – 200 grs.
Alface – 100 grs.
Rúcula – 50 grs.
Coentros - 20 grs.
Pepino - 1
Manga – 1
Tomate-cereja – 150 grs.
Gengibre (raiz) – q.b.
Queijo Mozzarella mini - 150 grs.
Sementes de Sésamo – q.b.
Molho de Soja – q.b..
Lima - 1

Cortar em cubos o lombo de salmão fumado e a manga, salpicá-los com o molho de soja e reservar.

Numa taça colocar as folhas de alface em pedaços,os coentros cortados grosseiramente, a rúcula e o pepino cortado em palitos, deixando parte da casca..

Misturar o tomate-cereja cortado ao meio. Juntar os cubos de salmão e de manga reservados. Temperar com um pouco de sumo de lima, o molho de soja e envolver bem. Adicionar por fim as bolinhas de queijo mozzarella, lâminas de gengibre e raspas de lima. Polvilhar com sementes de sésamo.
 
E bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!