quarta-feira, 27 de outubro de 2010

EMPADÃO DE OUTONO

Como os dias já estão mais frios, nada como um bom empadão para nos aquecer a alma! - foi isto que eu pensei há uns dias atrás. Ora, empadão é uma das receitas que o meu marido menos aprecia, como tal levou algumas alteraçõezinhas para o convencer.

Uma tia, que viu a apresentação da receita na "Praça da Alegria", na 5ª feira, 21 de Outubro, ligou-me há uns dias e disse-me que o facto de eu fazer esta receita para o C. foi uma grande prova de amor.  Eu deixo que ele pense assim (por vezes convém que os maridos se sintam muito agradecidos), mas para além do amor, que sim, é verdade, foi também um processo um bocadito mais pró egoísta - é que me apetecia mesmo comer empadão!!!  :)

Ingredientes: (para 4 pessoas)
Para o recheio:
Carne Picada – 600 grs.
Chouriço de carne (aos cubinhos) – ½
Cenoura (em cubinhos) – 2 unid.
Cebola picada – 1
Alho picado – 1 dente
Polpa de tomate – 1/2 chávena de chá
Louro – 2 folhas
Salsa – 1 molhinho
Vinho branco – 1 chávena de chá
Vinho do Porto – 1 cálice
Cogumelos frescos laminados – 400 grs.
Beringela (em rodelas) – 2 unid.
Pimento verde (em cubinhos)- 1/4
Pimento vermelho (em cubinhos) - 1/4
Alho francês (em rodelas) – 2 (apenas a parte branca)
Bacon em fatias - 8
Ovos – 2 gemas + 1 pouco da clara
Manteiga – 1 colher de sopa
Azeite – q.b.
Sal – q.b.
Pimenta – q.b.

Para o Puré de Batata:
Batatas – 1 kg.
Leite – q.b.
Manteiga – 1 colher de sopa
Sal – q.b.
Pimenta – q.b.
Noz Moscada – q.b.

Cozer batatas em água c/ sal. Enquanto quentes passar pelo passe-vite ou esmagar com a ajuda de um garfo.  Levar ao lume c/ a manteiga e o leite. Mexer, temperar c/ pimenta e noz-moscada e rectificar de sal. Reservar.

Refogar cebola e alho em azeite. Juntar os pimentos em cubinhos, o chouriço, o louro, a cenoura e a polpa de tomate – deixar cozinhar. Adicionar a carne picada, o vinho branco e o vinho do Porto. Temperar de sal e pimenta. Juntar o raminho de salsa e deixar apurar. Reservar.

Grelhar no fogão a beringela e as fatias de bacon. Saltear os cogumelos num pouco de azeite e temperar de sal e pimenta. Alourar em manteiga a parte branca do alho francês.

Num pyrex espalhar em camadas pela seguinte ordem alho francês, puré de batata, beringela em fatias, bacon em fatias, carne picada, cogumelos laminados e novamente puré de batata. Pincelar com ovo batido e levar ao forno a 200ºC até alourar.

DICA:
Fritar bacon no microondas – colocar folhas de papel de cozinha num prato, estender fatias de bacon e cobrir de novo c/ papel de cozinha. Levar ao microondas até se apresentar estaladiço.

E bom apetite e bons cozinhados... com aqueles que amamos!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

FIGOS COZIDOS COM MEL E ALECRIM

Postar as receitas com meses de atraso tem destas coisas, apetecia-me tanto uns figos agora... Apresentei esta receita na "Praça da Alegria" no dia 30 de Setembro, quando ainda havia figos! :(

Quem não quiser cozer os figos, pode também abreviar a receita e servi-los apenas ao natural com mascarpone ou natas batidas e salpicados com uma pitadinha de canela.

Mas o que aconselho mesmo é a ter um bocadinho mais de trabalho, pois compensa. O aroma quente do mel com alecrim e a doçura dos figos invadem-nos a cozinha numa explosão de cheiros de noites de verão.

Ingredientes:
20 Figos Frescos
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa de açúcar
1 chávena de café de água
3 colheres de sopa de mel
Amêndoas laminadas - q.b.
Alecrim seco - q.b.
Queijo Mascarpone - 250 grs.

Leve ao lume uma frigideira com a margarina até derreter. Junte os figos inteiros, polvilhe com o açúcar e regue com a água. Deixe cozinhar em lume brando por cerca de 5 minutos. Retire do lume e reserve em local aquecido.
Noutra frigideira deite um punhado de amêndoas laminadas e deixe-as alourar. Retire e reserve.
Leve ao lume um tachinho com o mel e o alecrim - mal ferva retire do lume. Reserve.
Bata um pouco o queijo mascarpone com uma colher e reserve.
Num prato coloque os figos, uma colherada de queijo mascarpone, salpique com as amêndoas e regue com o mel. Sirva de imediato.

Para além da receita a dica do dia também teve a ver com figos e foi como segue:
Como secar figos para o Inverno?
Espalhar os figos numa mesa ao sol e virá-los todos os dias. À noite, ter o cuidado de os tapar sempre com um papel ou jornal (para os proteger da humidade). Depois de bem secos passá-los por farinha e guardar em saquinhos de pano.
 
E bons cozinhados...com os amigos!
 

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

DE REGRESSO E "MOUSSE DE LEITE EVAPORADO"

Depois de um interregno forçado de cerca de 4 meses, volto com a promessa de postar aqui as receitas que entretanto foram apresentadas na "Praça da Alegria" e que não tive hipótese de publicar.

Na área em que trabalho, o verão é sem dúvida a época do ano de trabalho mais intenso e por isso, e com muita pena minha, torna-se impossível pensar em cá vir. Por um lado é muito bom,  pois tenho hipótese de fazer aquilo que mais gosto, por outro limita-me, pois não consigo dedicar-me realmente a mais nada.

Agora, novamente com mais tempo, aqui fica a receita que apresentei no dia 8 de Junho. É uma receita do meu grande amigo, maestro e pianista Paulo Freitas, que estende os seus dotes artísticos também à culinária. Trata-se de uma mousse que para além de ser muito simples de fazer é também extremamente leve e fresca - desfaz-se literalmente na boca - é como comer nuvens aos pedaços...


Ingredientes:
Leite Evaporado - 1 lata
Gelatina de Ananás - 1 pacote
Ananás em calda (lata das grandes) - 1

Modo de fazer:
Colocar a lata de leite evaporado no frio, umas horas antes.
Partir o ananás em cubinhos, reservando a calda.
Fazer a gelatina, segundo as instruções da embalagem, mas usando apenas a calda do ananás reservada. Deixá-la arrefecer um pouco.
Bater o leite evaporado até ficar espesso e misturar com a gelatina. Adicionar o ananás em cubos, mexer, levar ao frio e servir.

Bom apetite e bons cozinhados...com as receitas dos amigos!