quinta-feira, 20 de maio de 2010

TAJINE DE FRANGO COM ALPERCES E AMÊNDOAS

Aprendi esta receita numa viagem a Marrocos, país que me surpreendeu e apaixonou. Guardo dessa viagem recordação não só do exotismo dos aromas e do intenso azul turquesa pintado nas portas, como também da hospitalidade de um povo que, embora algumas vezes sem língua em comum, nos abria a porta de sua casa e nos convidava a entrar. Foi lá que eu e o grupo de amigos com quem viajava, recebemos uma das maiores lições das nossas vidas - como saber viver com tão pouco, partilhá-lo e ainda assim ser feliz.

Ingredientes: (Para 4 pessoas)
Frango - 3 peitos (cortados em cubos)
Cebola - 1
Alho - 2 dentes
Tomate - 2 (bem maduros)
Azeite - 2 colheres de sopa
Grão-de-bico cozido - 500 grs.
Courgette - 1
Beringela - 1
Alperces - 250 grs.
Amêndoa laminada - q.b.
Coentros em grão (ligeiramente torrados) - 1/2 colher de sopa
Coentros frescos picados - 2 colheres de sopa
Cominhos em pó - 2 colheres de chá
Canela em pó - 1/2 colher de chá
Canela em pau - 1
Açafrão em pó - 1 colher de chá
Gengibre em pó - 1 colher de chá
Louro - 1 folha
Caldo de galinha - 2 chávenas ( e mais um pouco se necessário)
Sal- q.b.
Pimenta – q.b.

Colocar no tajine (ou num tacho) o azeite e alourar os cubos de frango de todos os lados para selar a carne. Retirar e reservar. No mesmo azeite refogar a cebola picada e a meio do processo juntar os dentes de alho também picados. Juntar os coentros em grão (já torrados), os cominhos, a canela em pó, o açafrão e o gengibre. Mexer bem. Adicionar a courgette e a beringela cortadas em cubos, o frango, o grão-de-bico e juntar o tomate cortado em cubinhos, o pau de canela, a folha de louro e os alperces cortados aos quartos. Juntar o caldo de galinha e tapar deixando cozinhar em lume brando por cerca de 20 minutos. Temperar com pimenta e rectificar de sal. Tapar de novo deixando cozinhar mais um pouco para o molho engrossar. Salpicar de coentros frescos picados e amêndoas laminadas e servir de preferência acompanhado com cuscus.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

SALADA MORNA DE QUEIJO COM DOCE DE FIGOS

Esta semana tem sido de primavera, mas também de temperaturas ainda não muito altas. Com dias de sol apetecem-nos saladas bem fresquinhas. Como temos sol, mas o tempo quente anda fugido, aqui fica uma salada "morna" para nos aquecer um pouco até o calor chegar. Fica também deliciosa se substituirmos a maçã por figos, no tempo deles. Ou ainda, para quem goste de sabores mais fortes, substituirmos o doce de figos por chutney de figo. É tudo uma questão de gosto pessoal.

Ingredientes: (para 2 pessoas)
Queijo de cabra pequeno - 2 unid.
Presunto - 4 fatias
Azeite - q.b.
Vinagre balsâmico - q.b.
Sal fino - q.b.
Doce de figos - 4 colheres de sopa
Alface - 6 folhas
Rúcula - 100 grs.
Coentros - 1 molhinho
Maçã vermelha - 1
Nozes (miolo) - 50 grs.
Alecrim - 2 hastes

Leva-se o queijo de cabra ao forno por alguns minutos. Retira-se, coloca-se uma colher de sopa de doce de figos no topo de cada queijo e envolve-se nas fatias de presunto. Rega-se com um fiozinho de azeite
e leva-se ao forno por mais uns minutos.
Enquanto o queijo se encontra no forno lava-se e corta-se em pedaços grosseiros a alface
e os coentros e lava-se a rúcula. Lava-se e retira-se o caroço à maçã e corta-se em fatias com a casca. Mistura-se tudo numa taça. Tempera-se de azeite, vinagre balsâmico e sal fino.
Coloca-se num prato de servir o queijo com a mistura de verdes e maçã ao lado e polvilha-se de nozes. Espeta-se um pedacinho de alecrim no queijo, para decorar. Os mais gulosos poderão ainda acrescentar uma colherada extra de doce de figos, ao lado da salada.

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!