terça-feira, 27 de abril de 2010

O CASAMENTO DA RITA E DO LUÍS


Este sábado, 24 de Abril, tivemos serviço aqui em Vila Nova de Gaia, nas caves da Real Companhia Velha - um espaço emblemático desta cidade,  com o charme de um local com história. Foi o casamento de dois clientes muito especiais, a Rita e o Luís, por sua vez amigos de outros também muito especiais Rita e Luís, a quem realizamos a festa de casamento a 5 de Setembro do ano passado. Foi com enorme prazer que os pude rever, pois encontravam-se entre os convidados.

Quando, como eu, se trabalha numa área como esta, temos lógicamente de gostar muito do que fazemos, porque se assim não for, acho que não resulta. Trata-se de um trabalho que envolve não só  lidar com uma enorme pressão, mas também com uma constante corrida contra o tempo - entramos num espaço sem nada para, em poucas horas, o transformarmos à imagem dos noivos ou dos anfitriões do evento. E como, no caso de um casamento, estamos a tratar de um evento que envolve também muitas emoções, invariavelmente criamos laços de amizade com os nossos clientes. E poderia citar imensos nomes de pessoas para quem já tive o prazer de trabalhar e de quem acabei por me tornar também amiga. Sendo assim, acaba por já nem ser trabalho, mas sim um enorme prazer! 

E é uma enorme satisfação chegarmos ao fim do dia e recebermos os elogios não só dos noivos, como também dos pais e dos convidados. Embora muito cansados é a sensação do dever cumprido.
Claro que, para que tudo isto funcione, é importante uma boa equipe, pois sem ela nada disto seria possível. Nesse sentido, só posso agradecer a todos quantos comigo trabalham, porque são a fatia mais importante do sucesso do nosso serviço.

A decoração do evento esteve entregue à dupla Marta e Inês da Moopi, cujo extremo bom gosto é já considerado uma referência.

Hoje fui à Real Companhia Velha buscar umas coisas que lá tinha deixado. Para minha grande surpresa
encontrei os pais do noivo que, com a maior simpatia, agradeceram elogiando o nosso serviço, a decoração e o espaço. É isto que nos faz continuar.
E é por isto que, até aqui, cozinhamos sempre para amigos. Deixo algumas fotografias deste evento que tanto prazer me deu realizar.

Beijinhos e bons cozinhados...para os amigos!
Cristina.









sábado, 24 de abril de 2010

ALCATRA COM ERVAS AROMÁTICAS

Ultimamente e novamente por influência da Feira da Primavera , os cogumelos têm abundado na minha casa. O Pedro Capela, da Míscaros à Mesa, apresenta sempre uma enorme variedade de cogumelos de excelente qualidade. As ervas aromáticas sempre estiveram bem presentes na minha vida. Por isso e  para as juntar a uma excelente carne mirandesa e aos espargos que começam a aparecer em força nos mercados, sugiro esta receita como casamento perfeito para todos estes ingredientes.
Foi esta a receita que apresentei esta 5ª feira, na Praça da Alegria.

Ingredientes: (para 2 pessoas)
Bifes de Alcatra - 2 (cortados grossos)
Cogumelos - 200 grs. (laminados)
Coentros - 1 molhinho
Espargos - 1 molhinho
Mistura de ervas aromáticas a gosto - q.b. (usei uma mistura em partes iguais de alecrim, mangerona, mangericão, salva e tomilho secos)
Alho - 4 dentes
Azeite - q.b.
Sal - q.b.
Pimenta - q.b.

Aquecer uma frigideira untada com um pouco de azeite. Passar as laterais dos bifes pela mistura de ervas aromáticas. Colocar na frigideira e deixar selar a carne, rapidamente, de ambos os lados, temperando com sal e pimenta (sal de ambos os lados e pimenta só de um). Retirar e reservar.
Noutra frigideira, aquecer um fiozinho de azeite e saltear os espargos até ficarem tenros (+/- cerca de 5 minutos). Reservar.

Esmagar os dentes de alho com a casca e levá-los ao lume, num tacho, com um fio de azeite. Deixar cozinhar um pouco e juntar os cogumelos laminados. Temperar de sal e pimenta e por fim polvilhar com os coentros picados grosseiramente. Retirar do lume e reservar.

Cortar os bifes de alcatra em tiras grossas, misturar com os cogumelos e levar ao lume por mais um minuto.
Servir com os espargos.

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!
Cristina.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

E A FEIRA DA PRIMAVERA CONTINUA

No passado sábado teve mais uma vez lugar no Cantinho das Aromáticas, a Feira da Primavera - feira de produtos biológicos e ecológicos. Infelizmente, o tempo voltou a não estar do nosso lado e, embora com algumas abertas, foi um dia de aguaceiros! Mas, mesmo assim, continuamos a ter a visita de imensas pessoas. E não é que já temos clientes habituais! :)

Nestas duas últimas semanas não tenho tido tempo de postar aqui nada, pelo que só agora deixo imagens do sábado anterior. Esse sim, o primeiro dia da Feira da Primavera com sol. E que magnífico dia de sol!

Desta vez, foram a Matilde e a Catarina que se juntaram à Beatriz! Com uma equipa de ajudantes deste calibre, só posso dizer que o sucesso continuou! O meu maior problema é que as voluntárias para esta feira são imensas. A dificuldade está em não deixar nenhuma de fora! :)

Deixo aqui algumas fotografias desse sábado para, quem sabe, o convencer a visitar-nos.
Nesta feira poderá encontrar desde ervas aromáticas e chás, legumes e frutas de produção biológica, mel, compotas, azeite, cogumelos, fornos solares, enchidos, sabonetes, vinho, chocolate... E claro, também muita, muita simpatia!









Os maravilhosos legumes e fruta e a simpatia da Raízes .



  












As crianças não resistem aos brinquedos da Baldufa.












A fantástica selecção de cogumelos que o Pedro sempre apresenta. É que apetece mesmo cozinhar!


A enorme variedade de chás dos nossos anfitriões do Cantinho das Aromáticas.

Mmm... Que cheirinho no ar!  Estão a grelhar enchidos na banquinha da Vifumeiro.






sexta-feira, 9 de abril de 2010

CATAPLANA MAR E TERRA

Com esta semana de sol maravilhoso que tem estado cá no Porto, já nos apetece um prato a lembrar férias e Algarve. Por isso, nada melhor do que uma cataplana. E como nós somos consequência daquilo que nos rodeia e eu estou a sofrer uma "terrível" influência da Feira da Primavera :), esta cataplana tem também o elemento terra representado pelos fantásticos cogumelos do Pedro, pelos maravilhosos legumes da Raízes (cebolas, alhos, courgettes, tomates e pimentos) e pelos aromáticos coentros do Luís Alves do Cantinho das Aromáticas .

Foi esta a receita que apresentei ontem, na Praça da Alegria. E para minha grande surpresa, conheci a simpaticíssima Olga Cardoso que, antes de eu entrar em directo, me esteve a falar dos meus avós, pois conheceu e trabalhou com o meu avô. Fiquei muito feliz, mas também um bocadinho comovida.

Aquilo que me contou da minha avó é bem o retrato dela - enviou-lhe umas compotas e uns licores para a ajudar a restabelecer-se de uma operação. É engraçado como a comida tem este papel reconfortante e retemperador na nossa vida. Na minha tem. A comida também são miminhos.

Ingredientes: (para 2 pessoas)
Ameijoa c/ casca - 300 grs.
Mexilhão c/ casca - 8 unid.
Miolo de camarão - 100 grs.
Argolas de lulas - 100 grs.
Tamboril em cubos - 150 grs.
Cebola em rodelas finas - 1
Tomate em rodelas finas - 2
Alho em rodelas - 2 dentes
Courgette em rodelas - 1
Pimento verde - 1/4
Pimento vermelho - 1/4
Cogumelos laminados - 100 grs.
Coentros - 1 molhinho
Louro - 1 folha
Azeite - 1 fio (generoso)
Vinho branco - 1 dl.
Sal - q.b.
Pimenta - q.b.
Margarina - q.b.

Untar ambas as partes de uma cataplana com margarina. Colocar em camadas na cataplana (ou num tacho) metade da cebola, do alho, do tomate e dos pimentos. Salpicar com coentros partidos grosseiramente.
Colocar uma camada de cogumelos, de courgette, de tamboril, de argolas de lulas, de miolo de camarão, a folha de louro e nova camada com a restante cebola, tomate, alho e pimentos. Temperar de sal e pimenta, regar com um fio generoso de azeite e com o vinho branco. Salpicar de novo com coentros partidos grosseiramente e com pedaçinhos de margarina. Fechar a cataplana e levar ao lume por cerca de 15 minutos. Passados os 15 minutos retirar a cataplana do lume e abri-la com cuidado. Introduzir as ameijoas e os mexilhões. Fechar de novo e levar ao lume por mais cerca de 10 minutos. Servir abrindo com cuidado e apenas na mesa para todos poderem apreciar o maravilhoso aroma que exala, acompanhado de boas fatias de pão saloio.

Bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!
Cristina.