sexta-feira, 30 de outubro de 2009

BATATINHAS SALTEADAS

Estas batatinhas pequenas, cozidas com a pele, são um óptimo acompanhamento quer para peixes, quer para carnes. E são tão fáceis de fazer!

Ingredientes:
Batatinhas pequenas - cerca de 100/150 grs
Alho picado - 1 dente
Azeite - q.b.
Alecrim fresco - q.b.

Cozem-se as batatinhas com a pele em água temperada com sal grosso - colocar um pouco mais de sal do que o habitual,  pois as batatinhas estão com a pele.

Aquecer o azeite num tacho. Deitar as batatinhas e salteá-las até dourarem por todos os lados (ir mexendo ou agitando o tacho de vez em quando). Juntar o alho picado tendo o cuidado de o fazer rapidamente, para que não queime. Por fim juntar o alecrim cortado aos pedaços grosseiros.

Rectificar o tempero de sal e se desejar pimenta moída.

Bom apetite e bons cozinhados... com os amigos!

MIL-FOLHAS DE LEGUMES

Segundo me foi dito pelo Pedro Rocha, da Raízes , projecto de agrícultura biológica em Vila Nova de Gaia, a época das beringelas e dos tomates está a terminar. Por isso, enquanto ainda é altura deles, vamos confeccioná-los num mil-folhas de legumes.

Já agora, a Raízes entrega em casa uns magníficos cestos de legumes e frutas ou podemos também conhecê-los num mercado biológico que realizam aos sábados, em Vila Nova de Gaia. Para além de visitarmos uma quinta e estarmos em contacto com a natureza, podemos também aproveitar e abastecermo-nos dos produtos de que precisamos para a semana. Para quem tiver crianças torna-se um passeio diferente e cheio de novidades para descobrir.

Ingredientes:
Beringela - 1
Tomate maduro - 1
Queijo mozzarella em fios - q.b.
Sal grosso - q.b.
Alecrim fresco - q.b.

Cortar a beringela e o tomate em rodelas. Temperar com um pouco de sal e deixar por cerca de 30 minutos. Grelhar a beringela em lume forte, de ambos os lados.  Espalhar as rodelas de tomate num tabuleiro e levar ao forno bem quente, por alguns minutos.

Montar as rodelas de beringela e de tomate alternadamente, como se fosse um mil-folhas, tendo o cuidado de começar e terminar com a beringela (cerca de 4 rodelas de beringela e 3 de tomate por mil-
folhas).

 Cobrir com o queijo mozzarella em fios e levar ao forno até o queijo gratinar. Retirar do forno e enfeitar com um pedaçinho de alecrim no topo de cada mil-folhas.

LOMBINHOS DE SALMÃO COM SEMENTES DE SÉSAMO


Esta é uma das fomas que a minha filha mais gosta de comer salmão. Como o peixe é passado nas sementes de sésamo, torna-se crocante e parecem-lhe panadinhos. Tem a vantagem de ser feito no forno, o que o torna bem mais saudável! Pode ser acompanhado com batatinhas cozidas, uma salada de verduras e maçã ou o que a inspiração do momento e o frigorífico ditar.

Para os comprarmos podemos pedir na peixaria que nos preparem os lombinhos de salmão já sem pele e sem espinhas. Disseram-me recentemente que também se vendem os lombinhos s/ pele e espinhas congelados.

No dia 22 de Outubro, apresentei-os na RTP com um "Mil-Folhas de Legumes" e com umas "Batatinhas Salteadas com Alecrim" que são os acompanhamentos que sugiro aqui.

Ingredientes:
Lombinhos de Salmão (s/pele e espinhas) - 2 lombinhos
Sal grosso - q.b.
Pimenta - q.b.
Sumo de Limão - q.b.
Sementes de Sésamo - q.b.
Azeite - 1 fio (opcional, para regar o peixe depois de panado e antes de ir ao forno)

Temperar os lombinhos com sal, pimenta e o sumo de limão. Deixar por 30 minutos na marinada. Passar pelas sementes de sésamo e levar ao forno.

Trata-se de um prato muito rápido e simples de fazer.

Em relação ao tempo da marinada tenho que confessar que geralmente tempero o peixe e vai logo para o forno - o tempo para fazer o jantar a maior parte das vezes é muito curto... Mas fica bom na mesma!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

WRAP DE MAÇÃ CARAMELIZADA

Os Wraps são um género de tortilhas de farinha de trigo, óptimos para rechear e que poderão resolver problemas de última hora, quer como entrada ou até mesmo para o pequeno-almoço, na falta de pão ou como seu substituto. São geralmente vendidos em embalagens de 6 unidades e poderemos facilmente encontrá-los em qualquer hipermercado, na secção de mercearias secas. Como vêm em embalagens com alguns meses de duração, são óptimos para termos nas nossas despensas e nos ajudarem nas mais diversas situações.

Apresentei esta receita na "Praça da Alegria" no dia 24 de Setembro. Trata-se de uma entrada que combina os sabores frescos e ligeiramente picantes da rúcula com o doce da maçã, o crocante das sementes de sésamo e o exótico do açafrão.


Ingredientes:
Wrap de farinha de trigo - 1
Queijo para barrar (tipo Philadelphia) - 2 colheres de sopa
Rúcula - 1 mão cheia
Maçã - 1
Mel - 2 colheres de sopa
Vinho do Porto - 1 dl
Vinho branco - 4 colheres de sopa
Açafrão - q.b.
Sementes de Sésamo - q.b.

Descascar e retirar os caroços à maçã. Cortar em cubinhos pequenos. Levar uma frigideira ao lume até aquecer e colocar os cubinhos de maçã, o mel e polvilhar com um pouco de açafrão. Ir refrescando com o vinho do porto e com o vinho branco de acordo com a necessidade e retirar do lume mal a maçã se encontre cozida e caramelizada.

Barrar um dos lados do wrap com o queijo philadelphia e espalhar por cima a rúcula e algumas sementes de sésamo (opcional). Por fim espalhar a maçã caramelizada. Dobrar o wrap a meio e novamente em triângulo. Empratar decorando com sementes de sésamo.

Bom apetite e bons cozinhados... com os amigos!
Cristina.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

MARMELADA DE MAÇÃ

É uma forma deliciosa de aproveitar maçãs em altura de excesso delas e dá muito menos trabalho que a marmelada de marmelos - as maçãs são muito mais fáceis de descascar - fico sempre com bolhas ao descascar os marmelos!

Ingredientes:
Maçãs (descascadas e cortadas em cubos) - 1 kg
Açúcar - 800 grs.
Água - 1 dl

Mistura-se tudo e leva-se ao lume até a maçã cozer (depois de ferver +/- 30 minutos).
Passa-se pela varinha mágica e depois pelo passe-vite para ficar mais fina.
Deita-se em tigelas que se colocam  a secar ao sol alguns dias, como a marmelada de marmelos.
Depois de seca tapa-se com rodelas de papel vegetal molhado em aguardente.

A esta marmelada pode-se juntar um pau de canela ou uma pitada de baunilha, embora, pessoalmente, eu a prefira assim.
Fica uma marmelada molezinha por vários dias, pois não endurece tanto como a de marmelo - quase como se acabada de fazer. É a sensação de podermos rapar o tacho diáriamente (como é bom rapar o tacho da marmelada!). Para quem a preferir mais rija é questão de a deixar ferver mais.

E bom apetite e bons cozinhados... com os amigos!
Cristina.

DOCE DE MANGA

Este é o doce que transporta os cheiros e o calor do verão para o inverno. Sempre que abrirem um frasco vão sentir um cheiro quente e doce a mangas maduras a invadir-vos a casa.  É verdadeiramente "prender o verão em frasquinhos"...

Ingredientes: 
Manga (descascada e cortada em cubos) - 1 kg
Açúcar - 800 grs.

Misturar tudo e levar ao lume até fazer ponto de estrada.
Guardar em boiões de vidro bem lavados e secos.

E bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!

DOCE DE PAPAIA COM CANELA

Este é um doce que serve não só para comer com torradinhas nos dias frios de inverno que aí vêm, como também para resolver um problema de sobremesa à última da hora. Fica óptimo servido com requeijão. E está sempre nos frasquinhos, a qualquer hora, à nossa espera...


Ingredientes:
Papaia (descascada e cortada em cubos) - 1 kg
Açúcar - 800 grs.
Canela em pau - 2 paus

Misturar tudo e deixar ganhar calda, cerca de 30 minutos, fora do lume.
Depois de ganhar calda levar ao lume até fazer ponto de estrada. Para verificarmos o ponto de estrada, colocamos um pouco de doce num pratinho, que levamos ao frigorífico até arrefecer. Passamos um dedo no centro, até abrir uma "estrada", que se mantém.

Pode-se passar ou não este doce pela varinha mágica - dependendo do gosto pessoal. Eu pessoalmente não passo, porque gosto de sentir os pedacinhos de papaia.

Guardar em boiões de vidro bem lavados e secos.

E bom apetite e bons cozinhados...com os amigos!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

BRIGADEIRÃO DE CHOCOLATE


Olá, esta receita foi um sucesso e vou partilhá-la convosco!
É uma receita que as crianças adoram e que faz lembrar os brigadeiros, mas que dá muito menos trabalho!

Ingredientes:
Leite condensado - 2 latas
Leite de Côco - 1 lata (de 400 ml)
Ovos - 3 (inteiros)
Chocolate em pó - 12 colheres de sopa
Margarina (para untar a forma) - q.b.
Chocolate granulado - q.b.

Mistura-se o leite condensado, o leite de côco, o chocolate em pó e por fim os ovos inteiros.
Deita-se numa forma redonda untada de manteiga, com o fundo forrado com papel vegetal e novamente untada. Leva-se ao forno a 200º em banho-maria (um tabuleiro rectangular serve), durante cerca de uma hora. Desenforma-se  e, ainda quente, cobre-se com o chocolate granulado.

Torna-se mais agradável servido fresquinho!

Bom apetite e bons cozinhados... com os amigos!
Cristina.

A MINHA ESTREIA

Olá!
Esta é a minha estreia no mundo dos blogues, para ser sincera é a minha estreia em vários mundos! Comecei uma rubrica na RTP, Praça da Alegria, que acontece às quintas- feiras, de 15 em 15 dias!!!
Sou daquelas pessoas que nunca imaginou parar no mundo da televisão, e não é que estou lá? Isto serve de exemplo para todas as pessoas que perseguem os sonhos, não desistam!

Bom, este espaço é para si, para ti, para você, e para todos os que gostam de cozinhar, com amigos, porque sózinho não tem graça nenhuma. Aliás, há receitas que nem funcionam se não tiverem uma boa companhia, nunca sentiram isso? Por exemplo, as rabanadas são Natal,  Natal é família e canela!

Tenho uma empresa de catering, o que exige que conviva com muita gente, experimente muitos sabores e abra a cozinha a muitas pessoas, como se fosse a da minha casa. É uma partilha incrível, um legado que atravessa famílias, como uma herança, mas que se prova.

Por aqui vão encontrar as minhas receitas, da Tv e não só, segredos da mesa, truques e dicas que podem tornar uma refeição numa viagem, também gosto de viajar!! É claro que está convidado para me colocar questões, ou partilhar receitas, quem sabe....
Este espaço também é seu!

Bom apetite e bons cozinhados ... com os amigos!
Cristina.